Tóquio – Um restaurante secreto, um prato único e um sabor especial. Essas são as características principais de Wani no Niwa, o estabelecimento que vem chamando a atenção de clientes e da mídia japonesa por oferecer um prato de “omuraisu” nunca visto antes.
“Omuraisu” é um dos pratos populares da culinária japonesa, que nada mais é do que um omelete feito com arroz frito. O nome é junção das palavras em inglês: “omo” de “omelet” e “rice” (arroz).
No geral, é um prato simples e barato, que costuma custar menos de ¥1 mil. Mas no restaurante Wani no Niwa, os clientes não se importam de pagar três vezes mais pela refeição.
O omuraisu especial tem um formato, brilho, molho e combinação de ingredientes que vão muito além da receita original. Chamado de “Mi-kansei Omuraisu 4.0” pelo dono, algo como “Omuraisu Incompleto, ver. 4.0”, o prato tem história, passou por inúmeros aperfeiçoamentos e todo o mistério do restaurante secreto teve uma origem amarga: a necessidade de se reinventar na pandemia.
O restaurante foi tema de uma reportagem do portal Maidona News e o repórter visitou o local, provou o prato e entrevistou o dono. De cara, ele já contou que a localização é complicada e escondida, “impossível de descobrir onde fica sozinho”.
Então, por mais que o indivíduo ande pelo bairro de Shibuya, é bem difícil que acabe se deparando com esse estabelecimento por acaso. “Wani no Niwa” também é um local curioso. O nome significa jardim de crocodilos, e é essa a decoração interna do local.
O dono é chamado de Zen e ele contou a história e desvendou os mistérios de seu prato que é conhecido pelos clientes como o “omuraisu mais bonito do Japão”.
A reinvenção na pandemia
Antes de lançar o prato de omelete com arroz, Zen gerenciava um café no mesmo lugar, que teve mais de 10 anos de existência. Uma de suas especialidades era decorar pratos com chocolate e por isso, recebia muitas encomendas de clientes que queriam para aniversários e outras ocasiões.
Os pratos decorados faziam sucesso e sempre tinham filas de espera, mas com a pandemia, tudo foi por água abaixo.
“Nós fomos obrigados a reduzir os custos fixos e a reinventar o café. Eu cheguei a cogitar ir embora daqui, mas então falei com a empresa que daria conta sozinho, eu aceitei o desafio de criar algo novo e adaptado à situação da pandemia”, contou.
Com isto, o local passou a funcionar apenas por reservas, os custos foram reduzidos e criou-se um ambiente mais seguro aos clientes, com a garantia de que não haveria aglomerações.
Em maio de 2020, nasceu o restaurante “Wani no Niwa” e o prato de “omuraisu” surgiu depois de uma experiência do dono.
Um prato aprimorado
O omelete com arroz frito de Zen tem formato e brilho único e não leva molho por cima. Reprodução / Maidona News.
Na época em que abriu o restaurante no lugar do café, Zen acabou fazendo um curso do chef de um restaurante que tinha estrelas Michelin. E entre os pratos ensinados por ele estava o “omuraisu”.
“Eu achei incrível porque ele não usa ingredientes diferenciados. Era tudo preparado de um jeito diferente, a quantidade de arroz, de manteiga, frango, cebola, tudo tinha porcentagens definidas. Eu mesmo trabalhando há 20 anos nesse ramo da culinária fui sentir o fascínio de cozinhar com este curso”, comentou.
Desde então, Zen se desafiou a fazer seus próprios pratos de omelete com arroz. O nome “Omuraisu Incompleto ver. 4.0”, representa uma verdadeira saga. O repórter que foi ao restaurante disse que o fato de não ter um molho por cima chama atenção e como o cliente pode escolher seus próprios molhos, parece ser isto o motivo de o nome ser “incompleto”.
Mas na verdade, de acordo com Zen, a origem do nome curioso é outra.
“Eu comecei a fazer o prato e quanto mais eu fazia, mais eu modificava, ia para o próximo nível. Na versão 2.0 eu finalmente cheguei no ponto mais saboroso da base. Na versão 3.0, passou a ser interessante comer junto ao tempero de trufa salgada. A aparência brilhosa veio logo depois e nesta última versão, fiz o molho surgiu do ovo, provocando um novo sabor”, explicou.
A lição de Zen é que, quanto mais você treina e pratica algo, melhor você fica, até ser capaz de oferecer um resultado realmente especial. Seja na culinária ou em qualquer outra área da vida.
Com isso, “Wani no Niwa” se tornou ainda mais popular, com filas de espera para reservar a ida ao restaurante e a curiosidade que fica: qual será o sabor deste omelete de arroz tão diferente? E onde é a localização exata? Só reservando para descobrir. A conta no Instagram é @waninoniwa0716 e é preciso enviar solicitação para seguir e entrar em contato.