A corretora japonesa de criptomoedas DMM Bitcoin Co. anunciou nesta segunda-feira (3) que encerrará suas operações após perder 48,2 bilhões de ienes (US$ 320 milhões) em ativos digitais devido a um vazamento não autorizado ocorrido no final de maio.
A empresa transferirá os ativos de seus clientes para a SBI VC Trade Co., outra corretora pertencente ao grupo financeiro SBI Holdings Inc., até março do próximo ano, informou a companhia.
A DMM Bitcoin, subsidiária da grande empresa de tecnologia DMM.com LLC, suspendeu alguns de seus serviços, como a análise de solicitações para novas contas, após detectar o vazamento de fundos em 31 de maio.
A corretora decidiu encerrar as operações por entender que as restrições prolongadas em seus serviços causariam grandes inconvenientes aos clientes.
Nenhum cliente sofreu prejuízo financeiro, pois a corretora garantiu 55 bilhões de ienes de uma empresa do grupo para cobrir os ativos perdidos.
A causa do vazamento ainda é desconhecida, mas suspeita-se de um ataque cibernético direcionado a criptomoedas.
Em setembro, a agência reguladora financeira do Japão, a Financial Services Agency, ordenou que a corretora melhorasse suas operações, afirmando que sua estrutura de gestão de riscos era insuficiente.