Quando uma produção cinematográfica é indicada ao Oscar, como aconteceu com Ataque dos Cães, faz a gente ir atrás de saber o porquê.
Filmes de época costumam trazer fatos históricos ou dramas muito conhecidos, porém, sempre tem aquela fórmula que apela para a nostalgia.
Alguns deles, trazem aquela ação de faroeste ou esse tema de desbravadores, sendo um ou outro interessante.
Mas Ataque dos Cães é um daqueles que te faz se apegar aos detalhes.
Leia também: Motivos para você assistir Os Eternos
Um elenco de peso
O protagonista do longa é nada mais, nada menos que Benedict Cumberbatch, o nosso eterno Sherlock Holmes, mas aqui, está virado ao avesso, vivendo Phil Burbank.
A atriz Kirsten Dunst interpreta Rose Gordon. Ela acabou substituindo Kate Moss, que teve problemas de agenda.
Jesse Plemons, de Breaking Bad, é o irmão de Phil, George Burbank, que se casa com Rose e Kodi Smit-McPhee, interpretando Peter Gordon, seu enteado.
O filme gira em torno desses personagens e a diretora Jane Campion soube aproveitar muito bem o potencial deles.
A brutalidade de Phil com Rose e seu filho, e a doçura de George, deixam tudo mais desconfortável possível para essa família.
Leia também: Segunda temporada dublada de One Punch Man chega ao Netflix
Os detalhes de Ataque dos Cães
Fique tranquilo, não haverão spoilers aqui, mas garanto que essas dicas te ajudarão a entender o final do filme, que para alguns, ficou sem final.
É muito importante se atentar em cada emoção que os personagens expressam, já que é isso que vai definir o rumo que a história toma.
Logo no começo podemos ver como Phil é apegado ao passado e como faz questão de lembrar de cada passo dado antes.
George busca sempre conciliar todos, tanto que é assim que acaba se casando.
Rose sofre muito por não ser aceita ou por não aceitarem seu filho.
Peter é muito atencioso e delicado, o que acaba despertando ódio em Phil. Peter ama demais sua mãe e não quer vê-la sofrer.
Tudo é sutil, como o choro Rose e seu casamento. Menos com Peter e Phil, cujos comportamentos afetam os demais personagens.
Leia também: Teaser mostra retorno de Rurouni Kenshin
O homossexualismo
Por mais que o filme fique marcado pelo ódio que Phil tem por Peter parecer delicado, o filme faz questão de deixar a sexualidade em segundo plano.
Entenda: o filme não é sobre questões homossexuais ou de representatividade e sim sobre o comportamento agressivo do protagonista.
Por mais que o filme possa endossar que comportamentos homossexuais sempre existiram, ele também mostra como isso era muito reservado.
Infelizmente, até pouco tempo, o comportamento machão de Phil era tido como normal e necessário, mas convenhamos, ele é um cowboy do início do século passado!
Seu ciúmes de Rose com George também é birrento e infantil, chegando a parecer bobo, mas é o estopim para a cunhada se afundar em depressão.
E é o mesmo comportamento de cowboy que leva Phil a, do nada, se aproximar de Peter, que quando descobre seu segredo, entra no jogo do protagonista.
A premeditação nas entrelinhas
Não esqueça que Peter está estudando medicina e está apenas de férias.
Entender que o antraz é uma infecção bacteriana comum em fazendas daquela época e que Peter não estava apenas passeando quando encontrou a vaca morta, é fundamental.
Além disso, manusear a corda com luvas é o que vai fazer você entender que tudo foi planejado.