Tóquio – O aparecimento de baratas, mosquitos e outros insetos prejudiciais é uma das questões desagradáveis do verão japonês. As baratas, que rondam esgotos, bueiros e pontos de lixo acabam se aventurando nas cozinhas das casas em busca de comida ou mesmo um local seguro para fazer o ninho.
A empresa Nansho, que oferece serviços de inspeção de residências e análise de cômodos, realizou uma pesquisa em maio com 1996 pessoas, homens e mulheres entre 20 e 60 anos. O objetivo foi questionar se há ou não problemas com baratas em casa e o resultado mostrou que cerca de 30% dos entrevistados sofrem com isto.
A pesquisa perguntou onde as pessoas costumam encontrar baratas e outros insetos e 73,1% disseram que na cozinha de casa. Para 46,4%, os bichos aparecem no banheiro e 31,7% já encontraram na sala de estar.
Os participantes foram questionados sobre a razão pelo qual acreditam que esses insetos aparecem em suas casas e as opiniões se dividiram. Para 27,4%, a razão seria o acúmulo de pertences no chão e para 24,9%, as frestas que facilitam a entrada. Muitos responderam também que há muito lixo orgânico em casa e a umidade também favorece a vinda dos insetos.
Para a maioria dos entrevistados, atitudes como limpar a casa e jogar o lixo fora ajudam a prevenir. O arquiteto e presidente da empresa que realizou a pesquisa, Kazuyuki Innami, contou ao portal Maidona News que uma série de fatores favorecem a proliferação de baratas e que até mesmo a localização e disposição dos cômodos influencia.
Veja a lista de questões que favorecem a proliferação de baratas
Leia também: Mulher que estava com bebê na chuva em Fukuoka ganha guarda-chuva de estranho e consegue encontrá-lo no Twitter.
1. Casa com umidade
Controlar a umidade de casa é fundamental para prevenir o surgimento de baratas e outros insetos indesejados. Quem tem planta em vaso deve tomar ainda mais cuidado. A água que fica acumulada no prato é ideal para os mosquitos coloquem seus ovos. A parte de baixo da máquina de lavar e a área do “ôfuro” são mais úmidas e ajudam na proliferação dos insetos.
2. Frestas com entrada de ar
A rota de entrada dos insetos é principalmente pelas frestas das janelas e entradas de ar. Nas casas velhas, essas entradas são mais largas e as baratas e outros bichos entram com facilidade. No pior dos casos é preciso verificar se não tem nada quebrado.
3. Falta de limpeza
As baratas adoram restos de comida, mas não é só isso. Elas também gostam dos fios de cabelo no chão e os corpos de insetos mortos. No dia a dia, esse tipo de coisa não é tão fácil de enxergar, mas se acumula em casa se não houver uma boa faxina. Quem tem dificuldade em arrumar tempo ou disposição para limpar pode adquirir um aspirador de pó robô para pelo menos evitar acúmulos de sujeira no chão.
4. Imóvel no 1º andar
Os insetos urbanos estão espalhados nas vias, redes de esgoto, calçadas, terra e áreas planas. Eles entram com mais facilidade e frequências nas casas e apartamentos térreos do que nos imóveis que estão do 2º andar para cima.
5. Banheiro e ofurô
A maioria das casas é construída de modo que a luz solar entra com facilidade na sala ou quartos, mas não entra no banheiro ou no cômodo da banheira, se for separado. Nestes lugares, a umidade se torna mais evidente e as baratas adoram. Nestes locais é preciso tomar ainda mais cuidado, pois se as baratas passarem a viver ali, serão vistas na casa toda com frequência.
O ideal é que esses locais de circulação de água e baixa luz solar tenham pelo menos uma entrada de ventilação. Quem está procurando um lugar para mudar, um imóvel para comprar ou pensando em uma grande reforma em casa, é interessante considerar esse ponto para reduzir a umidade.
6. Problemas na cozinha
As cozinhas costumam ter muitas rotas de entrada para baratas, como as frestas entre os canos embaixo da pia. É importante bloquear todas as frestas que podem servir de entrada e caprichar na limpeza com frequência. Se tiver lixo acumulado ou falta de higiene, o cômodo se torna adequado para a proliferação.
7. Quarto em desuso
Quando há um quarto em desuso em casa, é comum que o espaço acabe sendo utilizado como depósito. Os pertences se acumulam e quase não há limpeza, circulação de ar ou entrada e saída de pessoas. Isto torna o ambiente seguro e adequado para que as baratas se instalem com seus ninhos.
Se houver um quarto assim em casa, o ideal é não deixá-lo abandonado. Faça limpezas regulares, abra as janelas e permita a entrada de sol se for possível. Se for deixar seus pertences, deixe organizado e não deixe grudado na parede. É bom que fique um espaço livre entre os objetos e a parede para que o ar circule.
Casa sem insetos
Para Kazuyuki, são várias as atitudes que podem ser tomadas para tornar a casa mais desconfortável aos insetos ou dificultar a entrada pelas pequenas rotas. Mas o principal cuidado que qualquer morador deve tomar para não se deparar com baratas nos cômodos é não relaxar na limpeza.
“Limpar com frequência, jogar o lixo fora e tratar o mofo são coisas simples que qualquer um pode fazer. Depois de fazer a limpeza, o próximo passo é verificar as frestas de entrada de ar, ao redor dos canos e ver se é possível tapar sozinho ou se há a necessidade de chamar um serviço especializado”, explicou.
Se for uma casa muito antiga, o ideal é contar com um serviço externo para resolver os problemas estruturais que podem aumentar o fluxo de insetos. “Algo que você pode fazer sozinho é comprar um filtro para o sistema de ventilação interno. Isto custa ¥100 e já ajuda a dificultar a entrada”, aconselha.