Saitama – A internet serve para várias coisas. Ajuda quem quer estudar, trabalhar, se divertir ou interagir com amigos e grupos de interesses em comum. Mas neste mesmo ambiente cheio de oportunidades, também há muitos perigos.
Tentativas de fraudes, golpes, roubos de dados, pornografia infantil, criminosos que buscam vítimas entre os internautas e muitas ilegalidades acontecem no dia a dia online. No Japão, um grupo de jovens estudantes decidiu fazer o possível para mudar essa realidade.
Estudantes na faixa de 20 anos, que estão matriculados em universidades e escolas técnicas na província de Saitama, montaram um grupo voluntário em 2017, chamado de “Guardiões do Espaço Cibernético”. Os “heróis online” dedicam um tempo para encontrar sites criminosos e fraudulentos e depois, denunciam para a polícia japonesa.
Segundo uma reportagem do Jornal Asahi, o grupo tem atualmente 27 membros, sendo que 11 entraram em abril deste ano. Nestes anos desde a criação, 40 jovens já passaram pela atividade voluntária.
Leia também: A tendência dos aquários no Japão de abolir os shows de golfinhos e focas: “prejudica os animais e sobrecarrega os funcionários”.
Por uma internet mais segura
O grupo atua em parceria com o setor da polícia responsável por agir contra crimes cibernéticos. Os jovens receberam um treinamento adequado para identificar as ilegalidades e quando encontram algo suspeito, enviam a denúncia. Desta forma, colaboram para ampliar o alcance da atividade da polícia, tendo em vista a grande quantidade de crimes online.
Um dos principais focos é a busca por sites fraudulentos, que tentam roubar dados. Chamados de “sites de phishing”, essas páginas imitam a aparência de sites reais, como plataformas de bancos e e-mails. Então, eles tentam enganar os usuários para que forneçam os dados de login e depois roubam as contas.
A polícia informou para a reportagem que, de tempos em tempos, o grupo traz muitas informações úteis e que já tirou do ar sites que foram denunciados pelos estudantes voluntários.
Além de realizar esta atividade online, os estudantes têm alertado também a população local. No fim de abril, um evento realizado na cidade de Higashimatsuyama em Saitama alertou sobre os crimes cibernéticos e na ocasião, os jovens ensinaram idosos sobre os golpes online e como prevenir.
Eles também fazem ações para alertar estudantes do primário sobre os cuidados para navegar na internet, já que as crianças também são alvos fáceis de criminosos.
Sae Itsuka, tem 20 anos e está no terceiro ano da faculdade. Ela é uma das voluntárias que atua no grupo e vê uma grande missão na atividade de vigiar o espaço cibernético e tornar a internet um lugar mais seguro.
“Com esta atividade, nós conseguimos aumentar a alfabetização digital e fortalecer os laços de envolvimento entre as pessoas. Através da pesquisa de sites falsos e dos seminários eu sinto que estou fazendo o que eu posso para melhorar isto”, comentou.
A polícia também está muito contente com a atuação dos jovens, tendo em vista que o volume de páginas falsas e crimes cibernéticos é elevado e vai além das possibilidades do departamento responsável de identificar, investigar e tirar do ar.
Keiichi Inouchi, que atua no Departamento de Prevenção de Crimes Cibernéticos da Polícia de Saitama, elogiou os jovens e a disposição para agir em prol da sociedade.
“Os jovens estão mais sensíveis às sociedades online e são muito determinados. Eles se preocupam com a construção de um ambiente cibernético em que todos possam aproveitar com segurança e tranquilidade e nós queremos que eles continuem colaborando com esta atividade”, comentou.