The Marvels é o próximo filme da Marvel Studios, trazendo de volta a Capitã Marvel interpretada por Brie Larson. No entanto, a escolha da atriz tem sido motivo de controvérsia entre os fãs da Marvel, que expressam críticas à produção mesmo antes de assisti-la.
Leia também: After Life
A Marvel tem enfrentado alguns desafios recentes em suas produções cinematográficas e televisivas, com algumas séries recebendo críticas negativas devido à qualidade do CGI ou às histórias pouco empolgantes. Entre essas, destacam-se as séries da Ms. Marvel e da She-Hulk, que foram criticadas por não estarem à altura da capacidade criativa da Marvel.
Leia também: Disney lança trailer da série Ahsoka
As críticas contras The Marvels e contra outras produções
Curiosamente, as críticas aos personagens femininos parecem mais duras do que as aos masculinos, com a atuação de Paul Rudd em Homem Formiga – Quantum Mania sendo poupada de críticas ácidas, mesmo não sendo um filme espetacular. Da mesma forma, Chris Hemsworth não foi alvo de críticas cruéis mesmo após um filme decepcionante em Thor 4, enquanto Benedict Cumberbatch não está sendo cancelado, apesar das expectativas dos fãs em relação ao filme Doutor Estranho 2 não terem sido atendidas.
Leia também: Aya e a Bruxa
Enquanto isso, The Marvels promete juntar três heroínas: a Capitã Marvel, Monica Rambeau e Ms. Marvel. Embora o primeiro trailer tenha apresentado uma história que parece ser bem interessante, alguns fãs ainda não estão convencidos de que o filme vai “salvar” o universo cinematográfico da Marvel e que uma crise se avizinha.
Leia também: O Tio de Outro Mundo
O problema é com a protagonista
No entanto, é importante lembrar que a Capitã Marvel tem uma história incrível e que ainda não explorada adequadamente no cinema e Ms. Marvel é uma das heroínas mais vendidas dos quadrinhos nos últimos anos. Portanto, há um grande potencial para que The Marvels seja um sucesso, desde que a história seja bem boa e os efeitos visuais sejam impecáveis, ou próximo disso. É hora da Marvel mostrar que seus personagens femininos podem ser tão representativos e inclusivos quanto os masculinos, independentemente de raça, gênero ou orientação sexual. Também fica aqui um convite, para que nós possamos ser igualmente compreensivos com esses desafios que as protagonistas enfrentam.
Leia também: O Agente Noturno – Sucesso da Netflix, tem segunda temporada confirmada
Previsto para ser lançado em novembro deste ano, The Marvels apresenta um elenco talentoso e diverso. Esse é um um passo importante na representatividade e inclusão na indústria cinematográfica, mas que só é válido se for levado à sério pela Disney. Anos de bons filmes tornaram os fãs mais exigentes e a Marvel Studios é capaz de voltar a empolgar, independente de quem esteja protagonizando sua produção.
Leia também: O Banqueiro – Apple TV