Kuki – Nas vésperas do dia das crianças no Japão, comemorado em 5 de maio, uma tragédia assolou uma creche na cidade de Kuki, em Saitama. Um menino de três anos acabou gravemente ferido enquanto brincava de subir e descer um morro de areia com a ajuda de uma corda.
O acidente aconteceu por volta das 10h da manhã de terça-feira (2) e segundo uma reportagem da emissora Fuji, foi em um horário livre das crianças. Além do menino, outras 33 crianças estavam brincando ao ar livre e com a supervisão de 6 funcionários.
Mesmo assim, ninguém percebeu a situação de perigo e o menino só foi notado depois que já estava com a corda enrolada no pescoço. Não se sabe as circunstâncias exatas de como aconteceu, mas o garoto foi levado ao hospital às pressas e segue inconsciente.
A polícia e os bombeiros estão investigando o caso. Nesta quarta-feira, a reportagem da Fuji mostrou que as autoridades colocaram faixas amarelas ao redor do espaço da creche, proibindo a passagem.
O morro de areia onde aconteceu o acidente foi coberto por uma lona azul e por isso não é possível enxergar como funcionava o brinquedo e ter uma ideia mais clara sobre as circunstâncias.
Local foi interditado pela polícia japonesa, que está investigando o caso. Reprodução / FNN.
Há menos de 10 dias, outra tragédia envolvendo uma criança abalou o Japão. Em uma escola de natação na cidade de Takaoka (província de Toyama), um menino de 5 anos acabou morrendo afogado sem ninguém perceber.
O caso aconteceu em uma situação semelhante ao acidente na creche. Eram 18 crianças em um horário livre, brincando na piscina e com a supervisão de quatro instrutores. Mesmo assim, nenhum dos adultos percebeu quando o menino pulou na água e não voltou.
Ele estava com uma cinta amarrada na cintura que prendia uma boia nas costas, mas o acessório se desprendeu no momento em que o garoto pulou. Ele caiu em uma altura que não dava pé e só foi descoberto cinco minutos depois.
O caso reforçou a necessidade de supervisionar as crianças com atenção em uma piscina ou mesmo no parque, quando estão brincando por conta própria. Há sempre riscos de se machucar ou sofrer um acidente fatal enquanto ninguém está vendo.
Leia também: Como um menino de 5 anos acabou morrendo afogado na aula de natação no Japão sem ninguém ver.
Outro acidente no parque
O caso na creche fez com que outro acidente fosse lembrado pela mídia japonesa. Em outubro de 2021, um menino de 2 anos também ficou gravemente ferido e inconsciente depois de se machucar no brinquedo da pracinha de uma cresce.
Este acidente aconteceu na cidade de Okayama e na ocasião, o menino acabou com o pescoço preso no espaço estreito entre dois brinquedos. Tinha três funcionários responsáveis por supervisionar as 16 crianças que brincavam na hora do acidente.
Ninguém viu quando o menino se machucou, mas logo depois um dos funcionários percebeu que ele não tinha voltado depois de ir na direção do brinquedo e o encontrou já inconsciente, com o pescoço preso no equipamento.