Ueda – Um homem que comprou uma salada no mercado da rede Ito Yokado no último dia 10, teve uma surpresa desagradável enquanto fazia a refeição.
Ele encontrou um sapo morto misturado nos vegetais e ligou ao mercado para relatar o ocorrido. Segundo uma reportagem da Emissora Fuji, o caso aconteceu na cidade de Ueda (província de Nagano).
A salada de vegetais com macarrão que o cliente comprou tinha sido processada na fábrica da empresa alimentícia Hayashiya, localizada na cidade de Matsumoto (mesma província).
O Centro de Saúde de Matsumoto recebeu uma notificação e agentes sanitários foram inspecionar a fábrica para verificar se houve problemas de higiene e como o sapo pode ter parado na comida.
O mercado em Ueda informou que não recebeu nenhuma outra queixa de cliente sobre insetos misturados nos alimentos. E o conglomerado Seven & I Holdings Co, que gerencia a Ito Yokado, informou que está em contato com a fábrica e colaborando para que a causa seja descoberta o mais rápido possível.
A empresa Hayashiya publicou um comunicado em seu site oficial pedindo desculpas pelo ocorrido.
“Estamos levando este caso com bastante seriedade e vamos tomar todas as medidas possíveis para que não ocorra novamente. E também vamos trabalhar para restaurar a confiança dos nossos clientes”, disse.
Outro caso de sapo na comida
Foto de Adam Currie na Unsplash (imagem ilustrativa)
O sapo na salada vendida no Japão lembrou um outro caso que foi divulgado pela mídia há vários anos. Em janeiro de 2014, um sapo foi encontrado na salada vendida em um ponto da rede de sanduíches a Pret A Manger em Nova Iorque.
A imagem postada neste artigo é deste episódio, que levantou uma série de questões sobre a higiene na produção de alimentos e a presença de insetos na comida, o que parece ser um problema difícil de se solucionar ainda que se tome muito cuidado.
Neste caso de 2014, a cliente que comprou a salada estava comendo com uma amiga quando percebeu o sapo. Ela publicou no Instagram e contou que estava a ponto de comer e já tinha fincado o garfo na pata do sapo quando percebeu.
E não faz muito tempo que outro incidente envolvendo insetos na comida foi parar na mídia japonesa. Em fevereiro deste ano, um jovem japonês encontrou uma barata morta no lanche do McDonald’s em Tóquio e o caso ganhou repercussão nas redes sociais também.
O McDonald’s iniciou uma inspeção rigorosa para tentar resolver a questão. O lanche com a barata foi enviado para a sede e o Centro de Saúde local recebeu uma notificação para investigar o caso.