Itoshima – As escolas japonesas costumam ser bastantes rigorosas com a prática de atividade física e não é incomum que ocorram casos de alunos que sofrem sintomas de hipertermia no verão.
O verão ainda não começou oficialmente, mas as temperaturas já subiram em várias localidades e principalmente no sul do país o calor costuma ser mais duradouro e intenso.
Na Escola de Ensino Médio Agrícola de Itoshima, na província de Fukuoka no sul do país, um incidente por causa do calor fez com que mais de 30 alunos passassem mal. O caso aconteceu nesta quinta-feira (1), durante um treino para um evento de competições esportivas entre os alunos.
Segundo uma reportagem da agência de notícias Kyodo News, as atividades começaram por volta das 9h25 da manhã e um total de 460 alunos participou. Por volta das 11h30, muitos deles começaram a relatar que estavam passando mal.
Os professores constataram que 32 alunos tinham sintomas de hipertermia, mas alguns se recuperaram ao descansar um pouco. Algumas ambulâncias foram acionadas para levar 23 alunos para o hospital.
Deste número, 17 alunos estavam com sintomas moderados e entre eles, tinham três casos mais graves. Felizmente, todos se recuperaram antes ou depois de ir ao hospital e não houve complicações.
A temperatura estava em cerca de 27.4°C.
Leia também: O mistério do corpo enrolado em um tecido que foi encontrado em um prédio no centro de Kumamoto.
Casos graves em escolas japonesas
Reprodução / Unsplash (imagem ilustrativa)
Não é a primeira vez que a prática de atividades físicas em meio ao calor faz com que dezenas de crianças ou adolescentes acabem no hospital no Japão. Em setembro de 2019, houve um incidente em uma escola primária na província de Chiba.
Por volta das 11h30 da manhã, responsáveis pelas crianças ligaram para o Corpo de Bombeiros pedindo socorro: 34 crianças estavam passando mal por causa do calor e 18 tiveram que ser internadas. No fim, todos se recuperaram.
Mas também houve um caso fatal nos últimos anos. Em julho de 2018, no auge do verão, um menino de 6 anos passou mal durante uma brincadeira no parque com os colegas de uma escola em Toyota, na província de Aichi.
O menino perdeu a consciência rapidamente, foi socorrido e acabou sofrendo uma parada cardirrespiratória no hospital. Ele não resistiu ao sintomas da hipertermia.
No mesmo dia que este incidente aconteceu, o Escritório de Meteorologia de Toyota havia alertado para as altas temperaturas e o clima abafado, com maior risco de hipertermia e possíveis complicações provocadas pela condição que costuma levar milhares de pessoas ao hospital durante os verões japoneses.
No horário em que o menino passou mal enquanto brincava no parque, a temperatura já passava de 30°C e não havia muita sombra ou água disponível para que as crianças pudessem se recuperar e se proteger do calor.