Yokohama – Os japoneses estavam orgulhosos da K-Arena Yokohama, que vem sendo reconhecida como a maior do mundo para entretenimento musical. Localizada na capital da província de Kanagawa, na região moderna de Minato Mirai, a arena é imponente com seus 9 andares e capacidade para acomodar 20 mil pessoas.
Inaugurada no fim do mês de setembro, o local já estava gerando grandes espectativas com a agenda de shows e a vinda de bandas populares. Porém, o que era para ser um evento festivo e divertido ao público, acabou se tornando um verdadeiro pesadelo por questões de logística.
Segundo uma reportagem da Emissora Asahi, a frustração tomou conta multidão que se aglomerou na arena para assistir alguns shows de seus cantores favoritos. No fim dos espetáculo, não deu outra: as 20 mil pessoas passaram vagarosamente pelas saídas estreitas e grande parte delas rumou para a Estação de Yokohama, que fica a cerca de 10 minutos a pé.
O problema é que a configuração do local, o espaço e as regras para sair da arena em segurança não favorecem a locomoção. Uma jovem que foi assistir a uns shows com os amigos, descreveu:
“O show foi fantástico, super divertido e a reprodução musical dentro da arena é ótima. Mas na hora de ir embora, tinham várias restrições na saída e o processo todo foi muito lento. A gente não conseguia seguir em frente e também não era possível andar na direção contrária. Ficamos todos irritados, nervosos e frustrados”.
Nas redes sociais, muitos japoneses que estavam na arena aproveitaram a oportunidade para reclamar do local. Uma das propagandas era a facilidade de acesso, já que está localizada a apenas 10 minutos a pé da estação de trem. Mas na prática, não é nada fácil acessar.
Mayu, uma jovem que passou pela situação, contou para a reportagem:
“Era bem difícil seguir caminhando em frente naquela situação e foi assim o tempo todo. Eu ouvi que algumas pessoas levaram duas horas para caminhar da arena até a estação, apesar de a distância ser de 10 minutos. Eu consegui percorrer o trajeto em uma hora e meia”, disse.
Leia também: A polêmica das Testemunhas de Jeová no Japão: fiéis recusam transfusão de sangue mesmo em bebês prematuros
A situação na arena em Yokohama
A empresa que gerencia a arena apontou três causas para o problema.
A primeira é a regulamentação interna para evitar acidentes provocados por aglomerações, o que torna o processo de saída mais lento.
“As saídas para a rua são estreitas e só tem uma rota para a Estação de Yokohama, por causa disso também as pessoas foram obrigadas a seguir o mesmo caminho”, explicou um representante.
A administração pediu desculpas pelo inconveniente e prometeu solucionar o caso, mas a solução deve levar um ano para ficar pronta.
“Nós estamos trabalhando na construção de uma plataforma nova e quando ficar pronta, uma nova rota para a Estação de Yokohama será liberada. Porém, a previsão para o término é de um ano”.
Por enquanto, mais funcionários devem cumprir a função de guiar os visitantes na saída e tentar acelerar o processo
com um nova organização.