Koshu – Todos os anos, a cidade de Koshu, na província de Yamanashi, é palco de um tradicional evento: o festival da uva que acontece no Parque Central de Katsunuma.
O festival reúne atrações e bancas que vendem quitutes e bebidas à base de uva e vinho. Um dos itens populares entre os visitantes é uma geleia de uva caseira e no festival ocorrido em outubro deste ano, 177 frascos foram vendidos.
Mas desta vez, algo deu errado. Uma reportagem do Jornal Asahi informou que a administração do evento está tentando recolher todos os frascos. Foram 187 potes de geleia produzidos no total, mas a missão é recolher 177 vendidos ao público comum, já que os restantes ficaram com pessoas que trabalharam no evento.
No fim de novembro, um homem que vive na província de Aichi, esteve no festival e comprou quatro potes de geleia de uva, entrou em contato com a administração para reportar que tinha encontrado pedaços de vidro misturados com a geleia.
Um pedaço de vidro de 5 centímetros foi retirado do pote e confirmado pela administração. Não havia danos nos frascos de nenhuma das geleias do homem e nem nos potes que estavam com os próprios organizadores. Eles acreditam que uma jarra se partiu durante o preparo e pedaços de vidro acabaram entrando em muitas embalagens.
Não quer dizer que todos os frascos tenham vidro dentro, mas há risco e se o consumidor não tiver cuidado, algum acidente pode acontecer. As geleias são vendidas anualmente no evento e nesta edição, cada unidade custou ¥700 e o prazo de validade estava até outubro de 2024.
Quem enviar a geleia de volta vai ganhar um cartão presente no valor de ¥700, que foi o preço do produto. É possível entrar em contato pelo número 0553325092 (apenas em japonês).
O evento foi a 70° Edição do Festival da Uva de Katsunuma em Koshu, realizado no dia 7 de outubro. O nome do evento em japonês é Dai 70 kai Koshu-shi Katsunuma Budou Matsuri (第70回甲州市かつぬまぶどうまつり).
Leia também: Ave exótica da África foge de zoológico em Saitama: criadores estão atordoados
Pedaços de vidro no chocolate
Esse tipo de incidente é mais comum do que parece e não é a primeira vez que uma empresa ou organização tenta recolher produtos alimentícios por suspeita de ter pedaços de vidro misturados.
Em maio de 2022, a empresa Mars Japan, que vende o popular chocolate Snickers no Japão, tentou recolher um lote inteiro que incluia quatro variações do chocolate: o mini, o branco, a barra menor de amendoim a a barra grande chamada de “Snickers fan size”, o tamanho para os fãs.
O motivo foi bem parecido com as geleias de uva caseira: no processo de fabricação do produto, havia o risco de pedaços de vidro terem se misturado ao chocolate e estarem dentro de muitas barras. O consumidor distraído podia dar uma mordida no chocolate e acabar com um pedaço de vidro preso na garganta ou no estômago.
Por mais que o assunto vire notícia, não é fácil fazer a informação chegar a todos os compradores e antes que consumam o produto, mas neste caso, não vou relatos de acidentes.