Mobile Suit Gundam foi lançado em 1979 no Japão e logo de cara, conquistou o país. Como os japoneses não renderiam culto a esta produção, que tem tudo o que é culturalmente japonês: robôs gigantes, lutas com espadas (a laser, é claro) e o futuro além da esfera terrestre.
No Brasil, a série foi exibida apenas em 1995, na tv à cabo e na TV aberta, mas não conseguiu o mesmo sucesso de outros anime. Talvez um dos anime que fez mais sucesso no Brasil e chegou, de certa maneira, próximo foi Evangelion. Mesmo assim, fãs existem por todo o mundo e você já deve ter visto pelo menos os Gunpla (as miniaturas em escala) por aí, ou o recém inaugurado Gundam Factory em Yokohama.
Uma recente aparição lendária do mecha foi em Ready Player One (no brasil, o filme se chama Jogador Nº1), filme dirigido por Steven Spielberg para a Warner Bros (tá, foi em 2018), onde o RX-78-2 enfrenta o MechaGodzilla. Se não sabe do que estou falando, olha só a cena:
Após a pomposa aparição no filme, ficou aquele gostinho de vermos um filme completo e parece que a Netflix vai atender nosso desejo!
Se você estiver precisando de uma dica de anime para assistir, Demon Slayer – Kimetsu no Yaiba, já está no Netflix dublado e legendado.
Assumindo comando deste live-action está o diretor americano Jordan Vogt-Roberts cujo projeto de destaque até agora foi dirigir Kong: Skull Island, de 2017. Como o reboot de King Kong, o live-action Gundam será produzido pela Legendary Entertainment.
O roteiro é de Brian K. Vaughan, um veterano escritor de quadrinhos cujos trabalhos incluem Y: The Last Man, Saga e uma longa lista de contribuições para franquias da Marvel e DC, como X-Men, Batman e Green Lantern.
Além de se quaisquer efeitos práticos serão usados, uma grande questão agora é se isso será uma adaptação de uma parte pré-existente da franquia Gundam ou uma história totalmente nova que simplesmente pega emprestadas as dicas de design icônicas do mecha da série e o tema de guerra no espaço. Por sua vez, a Netflix diz:
“A história da versão cinematográfica de Gundam está sendo mantida em segredo, mas a série Gundam original se passa no Universal Century, uma era em que a população crescente da humanidade levou as pessoas a emigrar para colônias espaciais. Eventualmente, as pessoas que vivem nas colônias buscam sua autonomia e lançam uma guerra de independência contra as pessoas que vivem na Terra. Através das tragédias e discórdias decorrentes deste conflito humano, não apenas o amadurecimento do personagem principal, mas também as intenções dos inimigos e das pessoas ao redor são retratadas com sensibilidade. As batalhas da história, nas quais os personagens e pilotos robôs conhecidos como mobile suit, são extremamente populares. O universo Gundam está repleto de inúmeras histórias de amor e conflito, juntamente com as populares batalhas Gundam, em que os personagens operam trajes de robôs chamados Mobile Suits”
Falando de live-action, A Viagem de Chihiro vai virar uma peça de teatro em breve!
Os detalhes da Universal Century parecem supérfluos se o live-action Gundam não ocorrer na continuidade da UC, mas uma breve recapitulação do conceito original de uma franquia é uma parte bastante normal dos comunicados à imprensa envolvendo produções japonesas, então a lição resumida de história do Gundam poderia ser simplesmente algo adicionado pela Netflix a pedido de Bandai.
Não há data de lançamento para o live-action Gundam ainda, mas a Netflix diz que, além de streaming por meio de seu serviço, o filme terá um lançamento nos cinemas da China, embora atualmente não esteja claro se ele chegará aos cinemas em outros países também.
Além disso, ficamos na torcida para que o filme faça jus ao anime e já que produções como Pacific Rim, as produções recentes de Godzilla e de King Kong são da produtora Legendary Entertainment e tem agradado o público, o hype só aumenta.
Se você gosta de live-action, não perca o trailer do quarto filme de Rurouni Kenshin. Se você quer saber mais sobre a história dos samurai, não pode perder Samurai – o documentário sobre os guerreiros do Japão, que também está disponível no Netflix.