Kumamoto – Um japonês chamou a atenção no Twitter nas últimas semanas ao publicar vídeos de um robô em forma de braço, que agita uma varinha incasavelmente para uma gata brincar.
Em entrevista para a emissora Fuji, o usuário da conta @yo4hi6oooo se identificou como “Necobot” e contou que a gatinha que aparece nos vídeos é seu animal de estimação, chamada Momochi e de quatro meses.
Para os gatos que não costumam sair de suas casas ou apartamentos, atividades que envolvam a caça, o instinto e o físico são muitos saudáveis e funcionam como manutenção da saúde do felino.
No entanto, os donos podem se cansar facilmente de agitar a varinha no ar. E mesmo que o dono brinque com o gato por uns bons 15 minutos, o felino não se importaria de ficar mais tempo tentando caçar o brinquedo.
Pensando nisso, “Necobot”, que vive em Kumamoto e trabalha com pesquisa e desenvolvimento de softwares para robôs, decidiu dar uma nova utilidade para o equipamento MyCobot da empresa Elephant Robotics, anexando uma varinha no topo da estrutura.
O robô em forma de braço foi criado para prestar inúmeros serviços, como tirar pãezinhos do forno, organizar brinquedos em uma caixa ou sustentar uma câmera térmica para medir a temperatura das pessoas que passam por perto.
No caso da situação de “Necobot”, a ideia que deu certo foi sustentar a varinha e ficar sossegado enquanto a gata gasta energia sozinha.
A publicação do dia 10 de agosto no Twitter, que mostra a gata brincando com a varinha balançada pelo robô, descansando um pouco e voltando a brincar, rendeu mais de 152 mil visualizações, 4.200 compartilhamentos e quase 9 mil reações.
Muitos usuários apreciaram a ideia de ter um brinquedo automático para brincar com os gatos. No entanto, houve alguns questionamentos sobre deixar o robô agitando a varinha por muito tempo.
“O gato não para. Depois de 10 ou 15 minutos balançando a varinha, precisa para o robô por algum tempo para que o gato possa descansar”, opinou um internauta.
Leia também: A roupa com ventiladores que está ganhando espaço no mercado da moda no Japão.
O robô e as curiosidades
“Necobot” conversou com a emissora Fuji e esclareceu alguns pontos sobre a ideia do brinquedo automático para gatos.
A energia acumulada de sua gatinha Momochi foi a motivação para a ideia.
“A momochi acorda as cinco horas da manhã e vem me chamar para brincar, fica insistindo até que eu reaja. Este robô é da empresa Elephant Robotics e eu trabalho com o desenvolvimento de softwares, comprei o robô para estudar e tive essa ideia”, explicou.
Ele conta que prendeu a varinha com fita adesiva e programou o robô para obedecer a um padrão de movimento adequado para a brincadeira com o gato. A máquina foi desenvolvida para ajudar o usuário em diversas tarefas, então não foi difícil aprender a se movimentar nas direções necessárias.
“A Momochi é uma gatinha muito energética e eu não dou conta de gastar suas energias. Ainda brinco com ela de forma manual, mas deixo a cargo do robô 90% das vezes”, admitiu.
Os gatos parecem capazes de brincar para sempre se tiver alguém – ou algo – agitando uma varinha de penas. No entanto, “Necobot” descobriu que os felinos também enjoam de brincadeiras repetitivas.
“Ela brinca de 30 minutos a uma hora. Ultimamente, tem enjoado um pouco e já não está tão motivada com o brinquedo. Experimentei trocar a varinha por um rato de brinquedo no topo do braço do robô, quando faz um barulho, ela fica muito atenta. Se para o movimento por um segundo, ela tenta atacar”, contou.