Vida longa a Rainha! Foi uma frase dita por mais de 70 anos no Reino Unido e ao redor do mundo. Uma rainha moderna, vivendo em uma nova era, onde até mesmo sua coroação foi mostrada, ao vivo, na tv para o mundo. Sua majestade serviu de inspiração para dezenas de filmes e séries. Sem dúvida, ela será lembrada por muito tempo.
Mas para quem quer conhecer algumas das personagens que foram inspiradas na rainha ou ainda, ver o passado recente da Inglaterra e das nações que compõem o atual Reino Unido, separei duas séries, longas e que ainda tem episódios sendo lançados na Netflix e que você pode começar ver agora mesmo. Se prepare para uma longa maratona com esse tema, inspirado nesta família que já está há centenas de anos à frente de um dos países mais importantes do mundo.
Leia também: O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder estreia no Prime Vídeo e gera polêmicas
The Crown (2016 – atualmente) – Da pequena princesa a Rainha
Não é um documentário e sim uma história de ficção inspirada em fatos reais. Os personagens desta série fazem parte de diversas fases dos últimos 80 anos e, apesar de terem diálogos de situações fictícias, mostram uma provável vida por trás de fatos públicos, o qual a Rainha Elizabeth II passou.
Leia também: Woo – Uma Advogada Extraordinária
Na série, vemos a vida da princesa (Claire Foy) durante o reinado do pai, o Rei George VI (Jared Harris). Ele prepara a filha para assumir o trono e mesmo sem ser o primeiro da linha de sucessão, teve que assumir o país após seu irmão, Rei Edward III, abdicar para se casar. Além da própria coroação da Rainha, outro personagem marcante da primeira temporada é sem dúvidas o primeiro-ministro Winston Churchill (John Lithgow).
Cada uma das 4 temporadas disponíveis na Netflix contam sobre uma década da vida da Rainha. Com 10 episódios por temporada, eles variam de 40 a 60 minutos. A série tem dezenas de prêmios e a quinta temporada chega em novembro.
Leia também: House of the Dragon chega com tudo na HBO
Outlander (2014 – atualmente)
Ok, a época é outra e a Elizabeth II ainda está longe de nascer, mas vale a pena falar dessa série. Vemos como a Inglaterra se tornou uma potência temida pelos outros países do mundo, mas particularmente, Outlander mostra uma visão muito diferente e interessante sobre como era a relação entre a Inglaterra de 1783 e a Escócia.
Leia também: Better Call Saul chega ao fim após 6 temporadas
É claro que temos menos realismo aqui, já que existe a questão da viagem no tempo, mas que mostra como um viajante seria visto de uma maneira real. O mais legal é ver como poderia ser o lado dos escoceses, visto por estrangeiro, ou estrangeira. A veterana da segunda guerra Claire Randall (Caitríona Balfe) chega em um mundo totalmente diferente, após acompanhar um ritual tradicional uma certa noite.
Porém, um dos melhores pontos da trama é ver como os livros e as histórias que eles narram, podem ser manipulados e descrevem esses personagens reais de uma maneira totalmente romântica e deslocada da realidade.
A série já possui 6 temporadas, com a primeira tendo 16 episódios, que chegam até a 90 minutos! E você é levado a ver outro episódio, já que a história é muito tensa. A segunda temporada vai marcar a transição da deixada da Escócia, talvez para sempre, mas a mudança do cenário não muda a vontade de entender o que está acontecendo com Clarie.
Leia também: Segunda temporada do remake de Os Cavaleiros dos Zodíaco estreia no Japão