Shizuoka – Uma árvore em especial pode estar confundindo o outono com a primavera em Shizuoka. Trata-se de uma cerejeira plantada em 1978 no terreno da Prefeitura da cidade de Shimada.
Na quarta-feira (25), a árvore surpreendeu os funcionários da prefeitura ao abrir mais de 100 flores de repente e em pleno outono. As cerejeiras, conhecidas como “sakura” no Japão, são símbolos culturais no país e abrem suas pétalas durante poucas semanas na primavera.
Quando florescem, transformam a paisagem de parques e avenidas e é um momento especial para a população. Grupos de amigos e famílias com crianças se reúnem para piqueniques embaixo das árvores e aproveitam a magia da estação.
Mas um piquenique embaixo das cerejeiras é um pensamento distante no outono, uma época marcada por outro tipo de apreciação: as tons amarelos e avermelhados que muitas árvores ganham enquanto se preparam para o inverno.
Na manhã de quarta-feira, funcionários da prefeitura e visitantes começaram a se reunir ao redor da árvore, curiosos. Alguém fez a contagem das flores que se abriram e apesar de não ter o mesmo aspecto da floração entre os meses de março e abril, observar as flores é como receber uma visita da primavera.
Segundo uma reportagem do SBS News, a árvore em questão é de espécie desconhecida. Ninguém sabe qual é a origem, mas em um evento ocorrido em 2007, a cerejeira ganhou o nome de obi-zakura.
Não é uma árvore qualquer, mas uma “sakura” especial para os moradores de Shimada e principalmente para quem frequenta a prefeitura no dia a dia. Quem mora em Shizuoka ou nas províncias vizinhas pode aproveitar a oportunidade de ver uma cerejeira em floração ainda este ano.
Leia também: A geração Z do Japão que não quer filhos: “sofri bullying na escola, não quero que sofram também”
A cerejeira do outono
É raro que uma cerejeira floresça no outono, mas pode acontecer a depender das características da espécie. De acordo com o portal da Universidade de Agricultura de Tóquio, a espécie mais comum no Japão é a Prunus yedoensis, chamada de “somei-yoshino” em japonês.
Esse é o tipo mais presente em parques e locais públicos e essa cerejeira costuma florescer apenas durante a primavera.
Porém, há outros tipos de cerejeiras mais raros que podem encontrar no outono as condições ideias para a floração. É o caso da espécie “fuya-zakura” (Cerasus parvifolia) e a “jugatsuzakura” (Cerasus subhirtella).
A Universidade de Agricultura em Tóquio explica que há semelhanças genéticas entre essas espécies menos comuns no Japão e a “Himalaia-zakura” (Prunus cerasoides), um tipo de cerejeira comum no Nepal e que costuma florescer durante o outono.
Porém, não há confirmações sobre a espécie da árvore que está no terreno da Prefeitura de Shimada, apenas uma pista: é de um tipo capaz de florescer e surpreender também durante o outono japonês, ainda que seja um fenômeno raro.