Tóquio – Nesta época do ano, é um desafio realizar as atividades cotidianas normalmente em meio ao calor extremo do verão japonês. Quem mora no país está acostumado com as notícias sobre a perigosa hipertermia: condição que provoca o aquecimento do corpo e que pode levar à morte.
Na região de Hokuriku, a época de chuvas cessou e nos últimos dias, uma forte onda de calor levou muitas pessoas aos hospitais. O que tem acontecido também em Tóquio e outras províncias. Diante deste cenário, um professor japonês deu uma sugestão simples e que pode diminuir os riscos: beber leite.
Parece estranho e até engraçado, mas há elementos no leite que agem no organismo e ajudam a manter um melhor controle da temperatura. O agente que faz este trabalho é a proteína albumina, que está presente também no ovo e é naturalmente produzida pelo fígado.
Em entrevista para a emissora Ishikawa TV, o professor de medicina esportiva da Universidade de Shinshu em Nagano, Hiroshi Nose, explicou como a albumina age no sangue, melhora a circulação e se transforma em uma aliada contra a hipertermia.
“A proteína ajuda na manutenção dos níveis de sangue e controla a quantidade de água entre os tecidos e o sangue. Ao aumentar a albumina no corpo, há melhora no fluxo e circulação sanguínea. Isto ajuda o organismo a lidar melhor com as mudanças de temperatura e previne a hipertermia”, explicou.
Leia também: Dica simples da Sharp ensina a economizar energia em meio ao calor intenso do verão japonês.
Não basta apenas beber leite
Segundo o professor, apenas beber leite não é tão eficiente para obter os benefícios da albumina no sangue. O ideal é unir a atividade física com o leite e desta forma, é possível fortalecer o organismo durante o período de altas temperaturas.
“Recomendo fazer caminhadas três vezes por semana, alternando entre caminhadas rápidas e mais devagar a cada três minutos. Para quem tem entre 20 e 30 anos, é possível ver o resultado em uma semana e mais de 40 anos, entre duas e três semanas”, sugere.
Já o leite deve ser consumido depois da atividade.
“Nos primeiros 30 minutos depois da atividade física, beba leite ou iogurte. A função que regula a temperatura corporal irá melhorar e o risco de hipertermia vai cair. Esta é a forma correta de prevenir e mesmo agora não é tarde para começar”, disse.
É interessante fazer a atividade física nos horários em que o sol esteja baixo e tomar outras atitudes para prevenir o excesso de calor. Evite ficar de máscara na rua, quando estiver longe de outras pessoas e evite períodos prolongados de exposição ao sol.
Não fique muito tempo sem beber água e se estiver sentindo algum mal-estar, pare para descansar na sombra ou em um local climatizado. Em casa, mantenha o filtro do ar-condicionado limpo a cada 15 dias para aumentar a eficiência do aparelho e reduzir o consumo de energia.