Tóquio – Uma idosa na faixa de 80 anos, que vive na província de Tóquio, recebeu uma oportunidade única de entregar um golpista para a polícia local e não desperdiçou. O caso registrado no último dia 8 foi divulgado por uma reportagem da emissora Fuji TV.
Yuriko Maeda (nome fictício), recebeu uma ligação de um homem que fingiu ser o filho dela. Ele contou uma história, pediu dinheiro emprestado e disse a ela que mandaria alguém buscar. No mesmo dia, um homem desconhecido bateu na porta, se identificou como o amigo do filho e foi embora da casa da idosa com ¥1 milhão.
Este tipo de golpe é bastante comum e muitas vezes a vítima só percebe que foi enganada depois que já entregou o dinheiro e não tem mais como recuperar. Yuriko desconfiou depois que o homem foi embora e então se deu conta de que tinha entregue suas economias para um bandido.
Ela foi na polícia registrar a denúncia, mas uma vez que o golpe é finalizado, não é muito fácil de identificar o bandido. Muitas vítimas acabam tendo que arcar com o prejuízo e jamais recuperam o dinheiro.
No caso de Yuriko, a situação foi um pouco diferente. A idosa voltou para a casa depois de fazer a denúncia e não estava muito animada quanto as possibilidades de recuperar o dinheiro. Mas no dia seguinte, o telefone tocou de novo.
Desta vez, o mesmo golpista voltou a falar com ela se passando pelo filho. Ele disse que o dinheiro que a “mãe” emprestou no dia anterior não foi suficiente e pediu mais. Yuriko viu a oportunidade de prender o criminoso e decidiu fingir que estava sendo enganada.
O criminoso pediu mais ¥2 milhões para a idosa. Ela concordou e ele combinou que iria buscar, como no dia anterior. Assim que desligou o telefone, Yuriko chamou a polícia e quando o criminoso bateu na porta, os policiais já estavam prontos para a prisão em flagrante.
O homem foi identificado como Shouta Sekiguchi, de 30 anos. A polícia acredita que ele é membro de uma organização criminosa e que aplica golpes telefônicos em idosos e está investigando outros casos relacionados ao mesmo homem.
Outro golpista em Tóquio
Outro caso registrado pela polícia e que acabou na prisão de um golpista em Tóquio mostrou que a vítima pode ser mais esperta do que o bandido. Em setembro deste ano, um golpista em Tóquio tentou enganar um idoso pelo telefone, mas acabou caindo em uma armadilha e foi preso em flagrante.
O golpista se chamava Shuhei Takashima, de 28 anos. Assim que o idoso atendeu a ligação, ele perguntou sobre uma encomenda no correio e o homem logo desconfiou da ligação.
O idoso perguntou se quem estava na linha era o neto, “Yuta” e Shuhei disse que sim. Como não tem nenhum neto chamado Yuta, o idoso percebeu que se tratava de um golpe. Ele então agiu rápido e tratou de dizer que tinha dinheiro em casa para emprestar.
O homem disse que precisava do dinheiro por causa de documentos importantes que foram extraviados na empresa e que mandaria o chefe buscar. Quando Shuhei chegou ao endereço pouco tempo depois, os policiais já estavam na casa do idoso, esperando para efetuar a prisão em flagrante.