Uma foto inédita do icônico cão Hachiko, famoso por sua lealdade ao falecido dono na estação de Shibuya, foi descoberta, mostrando o animal oferecendo a pata a um humano. Especialistas afirmam que esta é a primeira vez que se encontra uma evidência de Hachiko realizando tal gesto, surpreendendo muitos, já que se acreditava que ele não havia sido ensinado a fazer truques.
A fotografia, doada ao Museu Memorial Shibuya Folk e Literário Shirane por Kenji Gomi, 91, em fevereiro deste ano, mostra Hachiko em frente à estação de Shibuya, sendo alimentado por Kasaburo Gomi, pai de Kenji e antigo funcionário da estação. Segundo Keita Matsui, 56, especialista no legado de Hachiko e funcionário do museu, a imagem foi tirada entre dezembro de 1933 e janeiro de 1934, período em que Kasaburo trabalhava na estação.
O dono de Hachiko, o professor Hidesaburo Ueno, do Departamento de Agricultura da Universidade de Tóquio, não era adepto de ensinar truques a Hachiko. Ele acreditava que isso poderia tornar o cão menos nobre, o que torna a foto ainda mais significativa, já que nunca houve registros anteriores de Hachiko realizando esse tipo de comportamento.
Curiosamente, a foto mostra Hachiko oferecendo a pata enquanto está de pé, diferentemente do comum, que seria a partir de uma posição sentada. Matsui teorizou que, após a morte de Ueno, Hachiko continuou a interagir com muitas pessoas que frequentavam a estação de Shibuya, e é possível que algum desses admiradores tenha ensinado o gesto de forma informal. “Não era parte de um treinamento formal, então pode ser que Hachiko tenha aprendido a fazer isso de forma incompleta”, sugeriu Matsui.
A versão ampliada desta foto está em exibição no Museu Memorial Shibuya até o dia 1º de outubro. A entrada para a exposição custa ¥100 por pessoa, e o museu permanece fechado às segundas-feiras, ou às terças em caso de feriados nacionais.