A cidade de Fujikawaguchiko, na província de Yamanashi, instalou novas barreiras em frente a uma loja de conveniência Lawson, local que se tornou um inusitado ponto turístico por oferecer uma vista curiosa do Monte Fuji — como se a montanha estivesse apoiada sobre o telhado do prédio.
As estruturas, com cerca de 1,4 metro de altura, foram colocadas em 7 de agosto e permitem que os visitantes continuem registrando fotos, ao mesmo tempo em que visam reduzir comportamentos de risco, como atravessar a rua fora da faixa. De acordo com as autoridades, o tamanho reduzido também evita colisões com retrovisores de ônibus que circulam pela região.
Essa não foi a primeira tentativa de controlar a situação. Em maio de 2024, a administração local havia instalado uma tela escura de 2,5 metros para bloquear completamente a visão, mas a medida gerou críticas e acabou sendo suspensa em agosto, antes da chegada de um tufão. Mais tarde, ainda em 2024, foram erguidas cercas nas laterais da via para conter as travessias irregulares de pedestres.
Apesar das novas barreiras, o governo local reconhece que o desafio continua. Um porta-voz afirmou que, embora as ocorrências de comportamento incômodo tenham diminuído, outras medidas poderão ser adotadas: “Queremos que os visitantes aproveitem o turismo levando em conta a segurança.”