Sapporo – A confusão que se formou no metrô de Sapporo, capital da província de Hokkaido no norte do Japão, assustou os mais de 15 passageiros que estavam no vagão no momento da briga.
O incidente aconteceu com duas mulheres que sentaram nos bancos próximos de uma das portas do vagão. Eram duas amigas viajando em Hokkaido e naquele momento, estavam tranquilamente sem máscara e conversando.
Um homem que sentava do outro lado do trem ficou profundamente irritado com a situação. Depois de algum tempo, ele levantou, foi até as passageiras e gritou com elas.
Uma reportagem da Emissora Fuji relatou o caso e as mulheres deram depoimento. Uma delas disse que ficou bastante assustada e surpresa quando se deu conta da presença do homem.
“No início eu nem consigo me lembrar o que ele disse, mas depois ele falou que a gente não podia ficar conversando sem máscara. Eu fiquei muito surpresa com aquela reação e morrendo de medo também”, contou.
O homem que gritou com elas dentro do vagão também apertou o botão de emergência e em alguns instantes, um funcionário apareceu para resolver o conflito. Quando o trem parou na Estação Higashi-Sapporo, as duas passageiras e o homem foram orientados a desembarcar para que a situação pudesse ser resolvida sem atrasar a viagem.
“Não é estranho? Eu estou de máscara, está todo mundo de máscara e o que elas estavam fazendo?”, o homem reclamou depois de desembarcar para os funcionários da estação.
O trem atrasou por cerca de 3 minutos e o funcionário ouviu a situação de todos os envolvidos. Outras pessoas que estavam no mesmo vagão também deram depoimento sobre o caso.
“O vagão não estava lotado, tinham no máximo 20 pessoas lá e nem todas estavam de máscara”, comentou um outro passageiro.
Leia também: Como uma jovem enganou o sistema de trens no Japão e recebeu reembolso por bilhetes usados de outros passageiros.
Máscaras não são mais obrigatórias
Foto de De an Sun na Unsplash (imagem ilustrativa).
O uso de máscaras no Japão se tornou opcional no dia 13 de março deste ano. Embora haja uma recomendação de uso em determinados locais, como em trens aglomerados, o uso no dia a dia é livre e vai de acordo com o julgamento pessoal de cada um.
Mesmo assim, boa parte da população japonesa segue utilizando máscaras no dia a dia, seja pelo receio ainda existente da covid-19, por comodidade ou por se sentirem mais confortáveis com o acessório que se tornou parte da rotina desde 2020.
E quem segue usando tem seus motivos, mas não deve se importar com aqueles que decidiram abandonar as máscaras.
“Eu vou continuar usando, pois ainda tenho um pouco de medo de pegar o vírus”, disse uma jovem de 20 anos para a Fuji.
Uma mulher com mais de 60 anos também contou os motivos de continuar de máscara.
“Eu ainda uso. Tive uma pneumonia em março que não tem nada a ver com o coronavírus, mas tenho outra doença e meus pais já passaram dos 90 anos. Por causa deles também, eu prefiro continuar tomando cuidado”, relatou.
Nem todo mundo sente necessidade de usar, mas mesmo após mais de dois meses da liberação, ainda acontecem conflitos por causa do uso de máscara em locais públicos.