A carteira de motorista é um documento essencial para maiores de 18 anos no Japão, servindo não apenas para conduzir veículos, mas também como identificação oficial. No entanto, a partir de 1.º de abril de 2025, haverá mudanças significativas no sistema de obtenção desse documento, especialmente no currículo das autoescolas.
De acordo com a Agência Nacional de Polícia do Japão (NPA), os veículos automáticos serão utilizados em treinamentos e testes para diversas categorias de licença de câmbio manual. O novo modelo de ensino manterá os veículos manuais apenas para as disciplinas de operação de embreagem e troca de marchas.
Segundo Hiromichi Muronaga, Chefe Adjunto da Divisão de Carteira de Habilitação da Sede da Polícia da Província de Tottori, “a partir de 1.º de abril de 2025, aqueles que desejam obter uma licença de transmissão manual serão obrigados a fazer um novo teste, que inclui uma avaliação prática tanto em veículos automáticos quanto manuais. A parte relacionada à operação da embreagem e das marchas será realizada em um carro manual, enquanto todas as outras etapas serão conduzidas em um veículo automático.”
Carteira de motorista AT será priorizada
A partir da primavera de 2025, a carteira de motorista será preferencialmente para veículos de transmissão automática (AT). Para quem optar pela licença de transmissão manual (MT), será necessário um treinamento adicional, o que resultará em um custo um pouco mais elevado.
Essa mudança faz parte de um plano mais amplo. A partir do ano fiscal de 2026, o governo também pretende introduzir carteiras de motorista AT para veículos de médio e grande porte, incluindo caminhões, ônibus de transporte de passageiros, micro-ônibus e caminhões de até 11 toneladas. Essa medida visa facilitar a direção e aliviar a crescente escassez de motoristas no setor logístico.
Vale lembrar que aqueles que obtiverem a carteira de motorista AT não poderão dirigir veículos de transmissão manual, embora a maioria dos carros no Japão já utilize transmissão automática. A implementação dessas mudanças representa um passo importante para modernizar o processo de habilitação no país e atender às necessidades do mercado de trabalho.