Suzu – Um reencontro emocionante após o terremoto em Ishikawa foi de uma idosa e seu cão Poodle de 9 anos. A idosa é Mitsue Wada, de 87 anos. Ela vivia sozinha com o pet em uma casa na cidade de Suzu, mas com o forte tremor na Península de Noto no primeiro dia do ano, a casa desabou e o local ficou isolado.
Segundo uma reportagem da Emissora Fuji, ela foi resgatada pelos vizinhos logo após o desastre, mas não era possível saber onde o cão estava entre os escombros e se ainda estava vivo. Ele acabou ficando para trás.
O resgate aconteceu 66 horas depois e surpreendeu a família. Shigezou Sakamoto, filho de Mitsue, contou para a reportagem que eles estavam deprimidos por achar que tinham perdido o cão.
“Meu pai morreu há 10 anos e o Mumu chegou depois e trouxe uma alegria para ela. Eles estavam juntos 24 horas por dia, até quando ela dormia ele ficava por cima na cama. Quando voltamos lá para ver o estrago na casa, a gente achou que já era para o Mumu. Estávamos exaustos e muito tristes”, disse.
Um último fio de esperança fez a família acionar o Team U-nyan, um time de resgate especializado em salvar pets de locais de desastres. O grupo atua em Funabashi, na província de Chiba e quando recebeu o pedido para encontrar Mumu muitas horas depois, não hesitaram.
Leia também: Mulher é presa no Japão por deixar o filho de 8 anos sozinho por duas semanas e ir para a casa do namorado
O resgate do Poodle nos escombros
Quem desbravou os escombros em busca do Poodle foi o líder do grupo de resgate, Usa, de 56 anos. Ele se deparou com muitas camadas de escombros, material de construção e uma situação em que não era possível saber onde o cão estava.
“Eu fiquei entre as ruínas da casa e comecei a chamar, Mu-chan, Mumu. Depois de algumas tentativas eu ouvi um latido fraco, um ruído. A gente conseguiu perceber onde ele estava e ficamos muito felizes e surpresos por encontrá-lo vivo”, relembrou.
O terremoto aconteceu no primeiro dia do ano e Mumu foi resgatado na manhã do dia 4, 66 horas depois. Ele ficou preso entre a estrutura da cama no quarto da idosa e não podia se mexer.
Depois de confirmar que o cão estava vivo, Usa acionou a equipe comum de resgate. Dois oficiais das Forças de Autodefesa do Japão desceram de helicóptero, pois o local estava isolado. Foi preciso mergulhar entre os destroços para retirar o cão em segurança.
A situação ainda era perigosa com a ocorrência dos tremores secundários, mas deu tudo certo. Mumu foi para os braços do homem que o retirou, recebeu ração, água e cuidados.
Ele foi para a casa da família da idosa em Itami, na província de Hyogo e finalmente reencontrou Mitsue. A idosa perdeu a casa e os pertences, mas conseguiu recuperar o querido cão.
“Eu fiquei muito feliz que ele sobreviveu e ansiosa para reencontrar o meu Mumu. Ele é o meu tesouro”, disse ela.