Niigata – Uma cena inesperada e surpreendente fez uma Estação de Esqui na cidade de Myoko, província de Niigata, estampar os noticiários japoneses.
Na última terça-feira (7), um esquiador da estação deu o impulso para escorregar pela ladeira de neve, mas logo no início do trajeto, viu um vulto preto emergindo da floresta que contorna a pista.
Ele contou para a emissora Fuji que ficou assustado e pensou que fosse um cachorro, mas quando o animal se aproximou mais, percebeu que era um javali.
“Eu pensei que aquilo era muito perigoso e comecei a descer desesperadamente até que o animal se afastou. Felizmente, consegui evitar um ataque”, comentou.
Porém, ao chegar na base da pista, o porco selvagem acabou atraído por um outro homem. Era um praticante de snowboard que tinha descido um pouco antes e ainda estava ali.
O animal bateu o corpo contra o homem, que acabou caindo com o traseiro no chão. Não satisfeito, o porco correu mais um pouco e empurrou outro praticante de snowboard antes de fugir na direção da floresta.
O caso foi noticiado no programa Mezamashi-8 da emissora Fuji. Ninguém acabou ferido de verdade, mas o susto foi grande e a aparição de um porco selvagem na pista de esqui foi inédita na região.
Leia também: O ex-vidente que vive com 9 esposas e foi preso em Tóquio por fazer lavagem cerebral em menina para cometer abuso sexual.
O que fazer neste caso
O praticante de snowboard que acabou atacado pelo javali. Reprodução / FNN.
Durante o inverno japonês, é comum que muitas pessoas procurem as estações de esqui nas regiões interioranas do país, que acumulam neve e normalmente são montanhosas. É nas montanhas também que vivem os javalis e outros animais.
Quem costuma subir montanhas no Japão pode estar acostumado com as orientações de segurança e as placas que alertam para a presença dos animais. É importante não fazer contato visual, não dar as costas ao animal e nem sair correndo, mas se afastar silenciosamente e devagar.
Mas se o encontro com o javali acontecer durante uma descida na pista de esqui, é normal sentir pânico, ainda mais se o praticante não estiver acostumado com o esporte.
Não se trata de um episódio comum. A administração da Estação de Esqui de Myoko não escondeu a surpresa e confirmou que tinha sido a primeira vez que aquilo acontecia.
Mesmo assim, é possível que aconteça de novo e em outras regiões também.
Punk Machida, diretor do Centro Asiático de Pesquisa em Saúde de Animais, explicou para a Fuji qual é a melhor medida a se tomar neste caso.
“É temporada de caça e os javalis estão assustados sendo perseguidos por pessoas. Pode ser que aumente a frequência com que os animais aparecem em locais onde estão as pessoas e eles virão atrás como nas imagens. O ideal é dar impulsos para os lados e obrigar o javali a mudar a rota. Faça isto três vezes e ele vai desistir”, orientou.
Quem tiver planos de esquiar ou praticar snowboard ainda neste inverno, vale a pena anotar essas informações e tomar cuidado com os javalis.