Tóquio – Um popular youtuber de Taiwan tentou inovar ou talvez fazer graça para seus mais de 2,5 milhões de seguidores na rede social, mas acabou gerando revolta pública com um vídeo que falava mal de restaurantes japoneses e pratos populares.
O taiwanês é conhecido pelo canal Tsai-aga e produz vídeos em mandarim para um público de Taiwan. O título do vídeo que gerou repercussão negativa era algo como “As 5 piores redes de restaurantes do Japão” e ele apresentava cinco redes bastante conhecidas e dizia que a comida era ruim.
De acordo com uma reportagem da Emissora Fuji, Tsai aparecia nos restaurantes, mostrava as refeições e dizia que era péssimo, fazia comentários negativos sobre o aspecto e sabor de pratos muito comuns no Japão.
“Esse arroz é muito ruim, pegajoso e nojento. É inacreditável que comam isso”, dizia ele, mostrando um prato de Gyudon (arroz com carne de boi) servido em uma rede popular.
“Eu não consigo entender como isso pode ser tão ruim”, comentou.
A lista de cinco redes de restaurantes ruins incluía o Yoshinoya, Fuji Soba e também o Dennys e KFC, que são redes originárias dos Estados Unidos.
Ele reclamou ao sujar as mãos de frango frito no KFC e quando entrou em um restaurante da Fuji Soba, apontou para uma cliente e disse para observarem o rosto dela, a expressão supostamente comprovaria que era mesmo ruim.
Mas no restaurante de soba, ele acabou pedindo um lámen e depois que o prato chegou, mostrou no vídeo e reclamou que era cheirava mal. O vídeo inteiro parecia zombar da comida japonesa.
Leia também: Aposentadoria que não paga as contas e dois empregos na velhice: idoso fala sobre dura realidade no Japão.
Repercussão negativa
Eles pediram desculpas aos restaurantes e clientes que ficaram ofendidos com o vídeo. Reprodução / Youtube.
O canal é voltado para taiwaneses, então o vídeo foi todo em mandarim e gerou primeiro uma repercussão negativa entre os próprios taiwaneses antes de ser comentado nas redes sociais do Japão e parar em notícias da mídia local.
Segundo a reportagem da Fuji, muitas críticas pesadas vieram dos internautas de Taiwan que acharam o vídeo desrespeitoso e ofensivo.
“Se você ver pessoas emTaiwan falando mal do Japão por aí como você vai se sentir por ter feito esse vídeo?”, perguntou uma seguidora do canal.
“Eu senti muita vergonha assistindo esse vídeo e também fiquei bastante triste”, disse outro usuário da rede.
Além disso, a mídia local também reportou o ocorrido e houve comentários de que o vídeo poderia prejudicar a imagem das redes de restaurantes que foram mencionadas e atrapalhar os negócios.
Depois da repercussão, Tsai deletou o vídeo e publicou outro para pedir desculpas pela falta de bom senso e por ter ofendido redes de restaurantes e clientes no Japão.
Assim como o vídeo original do canal, o pedido de desculpas também foi em mandarim, voltado aos seguidores que acompanham o conteúdo.
No vídeo de desculpas, ele explicou que sempre que está em Tóquio faz conteúdo mostrando os pratos japoneses deliciosos e recomendando locais, mas estava “entediado” com isso e decidiu fazer algo diferente.
A produção do canal também deu esclarecimentos a pedido da emissora Fuji.
“Nós sentimos muito pelo vídeo e por ter ofendido das redes de restaurantes e clientes, o time todo está muito chateado com o ocorrido. Todos nós gostamos muito do Japão e vamos trabalhar para produzir um conteúdo mais positivo, mostrando a culinária e os locais incríveis que o país tem”, disse um representante.