Na tarde desta quarta-feira (11), em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu a visita da Princesa Kako de Akishino, sobrinha do Imperador Naruhito e segunda filha do Príncipe Fumihito. A audiência fez parte da agenda oficial da princesa no Brasil, que celebra os 130 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Japão e o “Ano do Intercâmbio e da Amizade Brasil-Japão”, instituído durante a visita do primeiro-ministro japonês Fumio Kishida ao país em 2024.
Durante o encontro, Lula relembrou sua visita de Estado ao Japão em março deste ano e destacou o papel ativo da Família Imperial japonesa na consolidação dos laços entre as duas nações. A Princesa Kako agradeceu a calorosa recepção dos brasileiros e se disse encantada com a beleza do país. Ambos ressaltaram a importância da cooperação entre Brasil e Japão na pauta ambiental e concordaram sobre a relevância da COP 30, que será realizada em Belém, como um momento chave para o avanço das ações climáticas globais.
Mais cedo, a princesa também foi homenageada em sessão solene no Congresso Nacional, onde foi recebida pelos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta. Em seguida, participou de uma cerimônia oficial no Palácio Itamaraty com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que também ofereceu um almoço em homenagem à comitiva japonesa.
A visita de Kako ao Brasil teve início no dia 5 de junho, em São Paulo, e passou por diversas cidades do Paraná e do Mato Grosso do Sul antes de chegar à capital federal. Em Campo Grande (MS), onde esteve na terça-feira (10), a princesa foi recepcionada pelo governador do estado e pelo prefeito da cidade. Na ocasião, plantou uma cerejeira da variedade Kanhizakura, visitou a Escola Visconde de Cairu e outros pontos de referência da comunidade nikkei, composta majoritariamente por descendentes de Okinawa. Lá, pôde experimentar o tradicional Okinawa soba, prato muito apreciado pela comunidade local.
Em Londrina (PR), um dia antes, a princesa também se encontrou com o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, reforçando os laços de amizade e parceria com as regiões de forte presença da imigração japonesa.
A visita da Princesa Kako reforça os laços históricos e culturais entre os dois países, que compartilham uma das maiores histórias de imigração japonesa fora do Japão e continuam a aprofundar parcerias em diversas áreas, como meio ambiente, educação e intercâmbio cultural.
Assista ao vídeo com um resumo da visita da Princesa Kako a Campo Grande, publicado pelo canal do governador do Mato Grosso do Sul: