Recentemente, a rede social Bluesky, criada por Jack Dorsey, um dos fundadores e ex-CEO do Twitter, tem experimentado um aumento significativo de usuários brasileiros. A plataforma, que inicialmente estava acessível apenas por meio de convites, tornou-se pública em fevereiro deste ano e rapidamente ganhou popularidade como alternativa ao X, antiga rede social Twitter, adquirida por Elon Musk.
O êxodo de usuários brasileiros para a Bluesky aconteceu após a ordem de suspensão do funcionamento da plataforma X no Brasil, determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Moraes havia intimado Musk a indicar um representante legal da rede social no Brasil em um prazo de 24 horas, ordem esta que foi considerada inconstitucional pela empresa, levando à decisão de encerrar as operações no país.
Diante da saída do X, o perfil oficial da Bluesky no Twitter aproveitou a situação para celebrar a chegada de novos usuários brasileiros. Em uma postagem bem-humorada, a Bluesky publicou uma foto de prateleiras vazias com a legenda: “É assim que é uma rede social sem o Brasil.” Em outra publicação, a rede social destacou: “Brasil, você sempre será famoso. Estamos a caminho de estabelecer um novo recorde de novos usuários desde nosso lançamento inicial. Bem-vindo.”
this is what a social network looks like without brazilhttps://t.co/x6v5YW0WFT pic.twitter.com/wHUEtogtg5
— bluesky (@bluesky) August 30, 2024
A troca de plataformas também foi motivada pela série de conflitos entre Musk e o STF, em particular com Alexandre de Moraes. O embate começou em abril, quando Musk acusou o ministro de promover “censura” no Brasil, recusando-se a cumprir medidas judiciais que restringissem o acesso a perfis da plataforma. Musk chegou a chamar Moraes de “Darth Vader do Brasil”, em referência ao famoso vilão da série Star Wars.
As tensões aumentaram após novas críticas de Musk em relação às decisões de Moraes que determinavam a exclusão de conteúdos e perfis da plataforma X. Em um caso específico, a rede social foi multada em R$ 700 mil por não remover postagens consideradas ofensivas ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), conforme decisão de Moraes.
Como resultado desse cenário conturbado, muitos usuários brasileiros passaram a buscar alternativas de redes sociais. A Bluesky, com seu estilo mais descontraído e com a promessa de uma rede social menos restritiva, atraiu uma grande quantidade de novos adeptos, colocando-a em destaque no Brasil e levando a uma onda de migração digital.