O CEO do SoftBank Group, Masayoshi Son, anunciou nesta segunda-feira (03/02) que sua empresa de investimentos em tecnologia e a gigante da inteligência artificial OpenAI, desenvolvedora do ChatGPT, concordaram em estabelecer uma joint venture para promover serviços de IA para corporações.
A nova empresa, chamada SB OpenAI Japan, será uma parceria 50-50 e utilizará grandes quantidades de dados armazenados nos sistemas das empresas clientes para oferecer soluções de gestão otimizadas, disse Son em um discurso durante um evento em Tóquio.
“Vamos lançar do Japão os primeiros serviços avançados de IA para grandes corporações no mundo”, afirmou Son, acrescentando que planejam expandir o uso da IA no futuro para o governo e outros setores, como o médico e educacional.
Mais tarde, no mesmo dia, Son se reuniu com o primeiro-ministro japonês Shigeru Ishiba no gabinete do premiê para relatar o novo projeto, em um momento de intensificação da concorrência com a China no desenvolvimento de IA. Recentemente, o chatbot da startup chinesa DeepSeek tem atraído grande atenção global.
Durante a reunião, Ishiba afirmou: “Tomaremos medidas para fortalecer a colaboração entre Japão e Estados Unidos na área de inteligência artificial.”
Sam Altman, CEO da OpenAI, que também se encontrou com Ishiba ao lado de Son, disse a repórteres após o encontro: “Acredito que este será um passo que realmente nos permitirá trazer uma IA muito avançada para o mercado japonês.”
No mês passado, as duas empresas anunciaram a criação de uma nova firma em parceria com a Oracle Corp, que investirá pelo menos US$ 500 bilhões em infraestrutura de IA nos Estados Unidos sob o Projeto Stargate.
A iniciativa americana, anunciada em uma coletiva de imprensa na Casa Branca ao lado do ex-presidente Donald Trump, tem como objetivo construir grandes centros de dados de última geração nos EUA para acelerar o desenvolvimento da inteligência artificial.
Chamando a SB OpenAI Japan de “versão japonesa do Projeto Stargate”, Son disse que o SoftBank será o primeiro cliente da joint venture e pagará cerca de US$ 3 bilhões anuais para utilizar os serviços em seu grupo, que inclui a operadora de pagamentos móveis PayPay Corp.
Son também expressou o desejo de construir centros de dados no Japão para apoiar o projeto do país, garantindo que as informações dos clientes sejam gerenciadas localmente e que os dados de cada empresa não sejam compartilhados com terceiros.
Ele revelou que o SoftBank enviará cerca de 1.000 funcionários para ajudar no lançamento do novo serviço, enquanto a OpenAI fornecerá alguns engenheiros.
Nos últimos anos, o SoftBank Group tem focado seus investimentos em startups de IA e vem intensificando seus esforços para desenvolver infraestrutura de inteligência artificial no Japão, incluindo a construção de um centro de dados para IA em Osaka e outro em Hokkaido.