Nihonmatsu – Uma escola primária (shougakkou) afetada pelo desastre nuclear em Fukushima, realizou a formatura de seu último e único estudante e anunciou que irá fechar as portas.
A Escola Namie Chouritsu Tsushima, que estava localizada na cidade de Namie, precisou evacuar logo após o acidente nuclear provocado pelo terremoto e tsunami de 11 de março de 2011, por estar em um raio de 20 quilômetros da usina nuclear afetada.
Segundo uma reportagem da emissora NHK, na época, havia seis escolas primárias em Namie. A cidade inteira precisou evacuar por causa dos perigos da radiação e as instituições se mudaram para um prédio emprestado em Nihonmatsu, a cerca de 30 quilômetros da localização original.
As aulas foram retomadas na nova cidade, mas aos poucos, o número de estudantes diminuiu. No ano passado, restou apenas Yoshito Sudo na escola, que agora tem 12 anos.
O menino frequentou o último ano letivo do primário sozinho e como se formou e não há mais estudantes, a escola irá fechar as portas.
A Escola Namie Choritsu Tsushima estava aberta desde a Era Meiji e agora encerra um ciclo de mais de 100 anos com a formatura de seu último estudante.
Quando o desastre nuclear ocorreu em 11 de março de 2011, Yoshito tinha apenas 2 anos de idade e diz que não se lembra de nada da sua terra natal.
Para que a memória da cidade não seja esquecida, a escola se empenhou em ensinar sobre a cultura e as tradições de Namie nas aulas e permitir um intercâmbio entre o menino e antigos moradores, que conheciam bem os costumes da cidade.
Durante algum tempo, Yoshito fez atividades extracurrículares para aprender sobre culinária e conhecer a cidade onde nasceu.
Leia também: As histórias de quem sobreviveu ao tsunami de 2011: “vi minha avó afundando na minha frente”
Última formatura
A formatura de Yoshito foi realizada na terça-feira (23 de março), em uma cerimônia pequena, que emocionou a direção da escola, os professores e os convidados.
Hiroyuki Kimura, diretor da escola, entregou o diploma nas mãos de Yoshito e parabenizou o último aluno pelo encerramento de um ciclo, sem esquecer que com este evento, a escola também estava encerrando o próprio ciclo de atividades.
“Esta escola vai fechar as portas e os professores irão para lugares diferentes. Tenho certeza de que todos nós iremos continuar torcendo por você de onde estivermos. Quando você estiver no ensino ginasial, lembre-se do que aprendeu nesta escola e siga em frente para conquistar todos os seus objetivos”, aconselhou.
Yoshito fez um pequeno discurso, também emocionado, agradecendo todo o apoio que recebeu da comunidade escolar.
“Passei por esta fase escolar sozinho, mas fui protegido pelos professores e moradores locais e por isto não me senti solitário nem por um minuto. Sinto muita gratidão por todos. Quando terminar os estudos, quero me tornar um programador e vou me esforçar na escola ginasial do mesmo jeito que me esforcei aqui”, disse.
A formatura contou com a presença da família de Yoshito e dos antigos moradores de Namie, que acompanharam o garoto durante os estudos e passaram os conhecimentos locais para ele.
As imagens da emissora NHK mostraram que, muitas pessoas que assistiram as cenas da última formatura da escola, não conseguiram segurar as lágrimas.
“Sou muito grato, pois durante estes seis anos de escola primária eu fui acompanhado e protegido pela minha família e pelos meus professores. Vou entrar no Ginásio e aproveitar muito a nova vida escolar e as atividades dos clubes esportivos”, disse Yoshito no fim da cerimônia.