Fujinomiya – Você está passeando com o seu filho em um parque de animais e de repente, um flamingo cerca o garoto. A cena pode até parecer assustadora, mas na verdade, se trata de um gesto amigável e até mesmo comum.
Isto aconteceu com uma família japonesa que visitava o parque natural Fuji Kachoen Garden Park, em Fujinomiya (Shizuoka), em abril deste ano. Famoso pelas flores e pelas aves, o parque abriga 19 flamingos – quatro nasceram no ano passado.
Os adultos estão acostumados com a presença humana e não é difícil que se aproximem dos visitantes. Na ocasião da foto, o menino estava agachado e fazia um desenho quando o flamingo se aproximou.
O pai, identificado por “H”, publicou a foto em sua conta no Twitter recentemente e recebeu muitas reações e comentários. Foram mais de 10 mil compartilhamentos da cena que chamou atenção.
Ele contou para a Fuji TV que sentiu medo quando viu a ave se aproximando do filho e quase reagiu, mas desistiu ao ver a cena se desenrolando.
“Eu fiquei preocupado no começo, mas vi que o meu filho não pareceu incomodado, pelo contrário, ele ficou feliz. As pessoas em volta ficaram muito surpresas e pareciam preocupadas”, contou.
Segundo “H”, o próprio menino demorou para perceber o que estava acontecendo.
“Ele estava muito concentrado no desenho e não viu o flamingo se aproximando. Quando a ave contornou a cabeça dele com o pescoço, ele não se assustou e começou a sorrir. Ele passou a conversar com o animal, perguntou o que houve e voltou a desenhar”, descreveu o pai.
Eles teriam ficando até 3 minutos nessa posição, o tempo que levou para o garoto terminar o desenho.
Leia também: Especialista explica as dificuldades de prevenir tentativas de assassinato nos trens do Japão: “não há muito o que fazer”
Características de um flamingo
Os flamingos vivem principalmente em bando, perto de águas em regiões tropicais ou subtropicais. Na natureza, se alimentam principalmente de plâncton e esta alimentação atribui a coloração rosa em suas pelagens.
A emissora Fuji também conversou com funcionários do parque para saber mais sobre o comportamento dos flamingos e se cenas como aquela se repetiam.
“Há cinco espécies de flamingos e há muitas diferenças entre elas. No parque, estamos criando a espécie de flamingo europeu, que tem de 120 cm a 130 cm de altura”, explicou um funcionário que não se identificou.
Ele disse que a personalidade varia de ave para ave e identificou facilmente qual deles se aproximou do garoto.
“O flamingo que aparece na foto se chama Benio e é um macho. Ele costuma se aproximar das pessoas por conta própria, mas quando alguém tenta tocá-lo, ele recua”, explicou.
E cenas como a foto do garoto, já aconteceram outras vezes no parque.
“O Benio se aproxima quando a pessoa é pequena, tem as costas baixas e está sentada, concentrada em alguma coisa. Ele foi criado por nós e está acostumado com pessoas, diferente dos flamingos selvagens”, disse.
É mais fácil que a ave tente se aproximar das crianças do que dos adultos, por causa da altura. Quando uma criança está parada e ocupada com algo, como o menino da foto, é quase um convite para que o flamingo chegue perto.
“As pessoas que visitam o parque muitas vezes dizem que ficaram com medo dos flamingos. Gostaria que muitas pessoas vissem essa foto, vejam que são dóceis e sintam familiaridade com eles”, sugeriu.