Kanazawa – O aquecedor elétrico é uma solução para combater o frio da estação, mas se não tomar cuidado, o equipamento pode provocar incêndios e gerar perdas humanas ou financeiras.
Na cidade de Kanazawa, província de Ishikawa, um jovem na faixa de 20 anos acabou ficando ferido e perdeu boa parte de seus pertences em um incêndio provocado por um aquecedor elétrico.
Uma reportagem da emissora local MRO Hokuriku divulgou o caso. Na madrugada de terça-feira (3), o homem acordou depois que o futon (colchão japonês) estava pegando fogo.
O jovem ligou para os Bombeiros por volta das 4h40 da madrugada. O fogo foi controlado cerca de 25 minutos depois e queimou os 12 metros quadrados do quarto, mas não foi transferido para outros quartos ou apartamentos próximos.
O jovem sofreu queimadura no joelho esquerdo e contou que tinha dormido com o aquecedor ligado e acordou assustado porque estava pegando fogo.
Há medidas de segurança importantes para utilizar um aquecedor elétrico e evitar este tipo de acidente. De acordo com o Departamento de Bombeiros de Tóquio, todos os anos, cerca de 105 incêndios provocados por aquecedores elétricos acontecem no Japão com uma média de 7 vítimas fatais.
Entre os anos de 2004 e 2014, foram 79 vítimas fatais no Japão, em incêndios provocados pelo uso inadequado desses equipamentos.
Muitos casos são parecidos. A maioria das vítimas tem mais de 75 anos de idade (cerca de 70%) e os casos acontecem na madrugada, quando os aquecedores ficam ligados durante o sono. As vítimas acabam com a cama e roupas incendiadas e muitas morrem pela inalação de fumaça.
Leia também: As estátuas gigantes que ameaçam desabar em cidades no Japão: “não existe manutenção”.
Como prevenir incêndios com aquecedor elétrico
O Departamento de Bombeiros de Tóquio alertou que uma das questões é o fato de os aquecedores elétricos passam uma falsa sensação de segurança.
“Como não usam fogo, os consumidores tendem a pensar que não há muito risco, mas os casos mostram o contrário disso”, alertou a página oficial dos bombeiros.
Para aumentar a segurança e prevenir incêndios, os bombeiros de Tóquio aconselham que os cidadãos que utilizam esses aquecedores tomem as seguintes medidas:
- Sempre desligue o aquecedor antes de dormir e antes de sair de casa.
- Não deixe nenhum objeto inflamável perto do aquecedor ligado.
- Não seque nenhum tipo de roupa ou tecido em cima do aquecedor.
- Retire o aparelho da tomada quando não estiver usando.
- Não utilize o aquecedor se o cabo de energia estiver parcialmente danificado.
- Leia as instruções de uso.
Uma das medidas mais importantes é evitar dormir com o aquecedor ligado, principalmente com o aparelho perto da cama. O Incêndio pode acontecer de madrugada, o fogo pode afetar a roupa de cama e se alastrar, provocando uma tragédi