Miyazaki – A Japan Railways (JR), um grupo empresarial que opera trens em todo o Japão, levou um golpe de uma passageira e o caso que envolve uma falha no sistema pode ter sido inédito.
Uma jovem de 24 anos usou bilhetes usados de outros passageiros para aplicar o golpe. Ela pegou dois bilhetes tirados da caixa de coleta na Estação do Aeroporto de Miyazaki, na região de Kyushu e guardou consigo para usar em outra estação.
A caixa é um procedimento comum em algumas estações. O passageiro que concluiu sua viagem, ao chegar na estação de destino, pode deixar o bilhete usado na caixa. Como há bilhetes sem estampas, aparentemente uma passagem usada pode ser idêntica a uma nova.
E talvez a japonesa soubesse desse detalhe. Uma reportagem da Emissora Fuji relatou o caso e um repórter explicou a questão das estampas. Quando há uma, é fácil saber que o bilhete já foi usado, mas quando não há, o bilhete pode parecer novo.
Ela se valeu desse detalhe e foi para outra estação pedir reembolso. Na outra estação, abordou um funcionário perto das catracas e contou uma história:
“Minha avó piorou o estado de saúde e eu não vou mais poder pegar o trem. Por favor, eu quero o reembolso”.
O funcionário concordou sem questionamentos, pegou os bilhetes usados de outros passageiros e entregou ¥3.180 nas mãos dela. Ela saiu da estação com o dinheiro sem passar por nenhum estresse.
Leia também: Os jovens que foram surpreendidos por uma família de ursos em floresta ao norte do Japão: veja o vídeo.
Como foi descoberto o golpe na JR
Muitas caixas de coleta de bilhetes são de fácil acesso, mas a JR vai mudar para modelos com chave.
Um caso desses pode ser difícil de ser identificado pela empresa pela quantidade de pessoas em trânsito todos os dias, os problemas acontecem, pedidos comuns de reembolso e principalmente quando não há motivos para desconfiar do passageiro.
Mas neste caso, a própria jovem se entregou. Ela postou no Twitter que ia se esforçar na missão de receber reembolso da JR e ainda disse que faria isto com bilhetes retirados que ela tirou da caixa de coleta, como se fosse uma brincadeira ou estivesse orgulhosa de seus atos.
O caso foi descoberto por causa da publicação e a jovem acabou presa e vai enfrentar acusações de furto e golpe. Ela confessou aos policiais que aplicou o golpe na JR e não disse o que pretendia fazer ou o que fez com o dinheiro.
Ao descobrir o golpe, a JR também tomou providências. Muitas caixas de coletas são parecidas com caixas de correio e basta abrir a tampa e enfiar os dedos para pegar bilhetes usados.
A empresa vai reforçar a segurança dessas caixas e substituir todas que são de fácil acesso por modelos que dá para trancar com chave.