A minissérie espanhola “Silêncio” é uma das poucas em que a Netflix acerta em cheio com o público. Apesar de começar com muita violência, cenas de sexo e palavrões, sendo indicada para um público mais maduro, a série se concentra na mente de Sérgio Cisar (Arón Piper). Ele é acusado do violento assassinato de seus pais, sendo chamado de “Assassino da Varanda”.
Leia também: O erro em adaptar para filmes
Por trás disso, há o curioso caso de Ana (Almudena Amor), uma psiquiatra que estuda o caso de Sérgio há muitos anos. O jovem ficou conhecido por não dizer uma única palavra às autoridades, nem mesmo durante seu julgamento. Por essa razão, Ana acredita que Sérgio pode ser inocente, apesar de todas as evidências em contrário.
Leia também: Periféricos – Amazon Prime
O silêncio de Sérgio
Aparentemente, o jovem Sérgio sofria de acessos de raiva, mas o que mais preocupava as autoridades era a sua capacidade de manter-se em silêncio. Ele também era considerado extremamente inteligente, o que levava muitos a considerá-lo um psicopata. Apesar da pressão sobre ele, da atenção da imprensa e da opinião pública espanhola, Sérgio tinha apenas um objetivo: encontrar sua irmã mais nova, Noa.
Leia também: Peter Pan e Wendy chega ao Disney+
Essa obsessão dava a Sérgio um controle absoluto sobre suas palavras, e ele só falava com quem queria e sobre o que queria, mas nunca sobre o caso da “Varanda”. A série mostra uma parte da vida do assassino, começando na cena em que ele é libertado, e se concentra na vigilância da equipe de pesquisa de Ana, que busca entender quem é Sérgio e o que realmente aconteceu naquela noite do assassinato de seus pais.
Leia também: Super Mario Bros é o filme que esperávamos
Outras obsessões
Embora Sérgio seja o foco da série, acompanhado em tempo real dentro e fora de casa, ele não é o único obcecado. Ao longo da trama, conhecemos Marta (Cristina Kovani), amiga de Noa, que se torna uma admiradora de Sérgio, enviando cartas para ele na instituição de menores e o encontrando após sua libertação. Outro obcecado por Sérgio é o investigador Cabrera (Aitor Luna), que acredita ser um erro soltar um assassino psicopata nas ruas e aproveitar qualquer oportunidade para prendê-lo novamente.
Leia também: Mashle – Magia e Músculos
À medida que novos personagens se aproximam de Sérgio, vemos surgir novos tipos de obsessão, como no caso do pastor Natanael (Ramiro Blas), do namorado de Marta, Eneko (Manu Rios), e até mesmo da psiquiatra Ana. Por isso, é cada vez mais difícil não continuar assistindo ao próximo episódio, já que a trama se complica cada vez mais. Com cada passo de Sérgio vigiado, será que ele conseguirá manter-se em silêncio?
Leia também: Treta – Uma série que vai te surpreender
“Silêncio” é uma minissérie com 6 episódios, cada um com pouco mais de 40 minutos. Vale a pena acompanhar o drama de Sérgio. E como é de se esperar da Netflix Espanha, a história reserva várias reviravoltas e um final silencioso.
Leia também: The Marvels – Trailer traz hate de volta a Marvel