Tóquio – Quem tem pelo menos 50 anos de idade deve se lembrar de Uri Geller. O israelense naturalizado britânico que ficou mundialmente famoso na década de 1970 por exibir supostas habilidades paranormais em público.
Ele ia para programas de televisão, auditórios e mostrava que era capaz de entortar colheres e outros objetos metálicos com a força de mente. A habilidade, no entanto, foi questionada diversas vezes e Uri enfrentou acusações de fraudes e truques de ilusionismo.
Paranormal ou não, Uri Geller voltou a atrair a atenção nesta semana, quando publicou nas redes sociais a suposta imagem de uma mulher alienígena. Ele contou que recebeu a imagem do escritor norte-americano Whitley Strieber, que escreve romances de terror com supostos relatos não-ficcionais de suas experiências com seres de outros mundos.
Uri argumentou que, de acordo com Whitley, a imagem é “provavelmente verdadeira”. Ele apontou o formato da genitalia da criatura como um indicativo. E contou também que a foto teria sido tirada em 2004, no porão de um prédio abandonado em Nuevo Leon, no México.
A alienígena teria sido “surpreendida” pela presença de um guarda noturno.
“A menos que seja algum tipo de falsificação brilhante, quando você olha para a imagem, parece que ela está te olhando de volta, é incrível”, disse Uri.
No Japão, o caso repercutiu, foi parar nas notícias mais lidas da semana na Emissora Fuji e foi também tema de discussão em um programa da emissora. No palco, o americano, personalidade, produtor de televisão e ator que vive no Japão, Dave Spector, analisou a foto e deu uma resposta que surpreendeu a plateia.
Leia também: Polícia japonesa faz festa em creche para homenagear 3 crianças que localizaram carteiras roubadas
Verdadeiro ou falso?
Pode ser difícil ter uma resposta precisa apenas analisando uma imagem. Uma falsificação bem feita pode enganar, mas uma imagem real, ainda mais em um ambiente mal iluminado, também pode dar margem para desconfianças.
Uri Geller, que hoje tem 76 anos, não aparece mais em público para entortar colheres, mas é ativo nas redes sociais e com alguma frequência fala sobre alienígenas. No início desse ano, ele inclusive postou uma “previsão” de invasão alienígena e alertou a NASA.
Apesar de ter sofrido acusações de ilusionismo no passado, em 2017, a CIA (Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos), liberou milhares de documentos secretos e entre eles, uma avaliação de Uri Geller que reconhecia algumas de suas habilidades.
Uri chegou a convencer a CIA de que era capaz de ler mentes em algum grau. Ele reproduziu com certa precisão os traços de desenhos que outras pessoas faziam em salas diferentes, sem que pudesse ter contato.
Mas a questão da foto da mulher alienígena é questionável e alarmou os céticos. Dave Spector analisou a foto e deu uma resposta surpreendente.
“Uri Geller é um profissional, um profissional em inventar histórias. Parece raro uma mulher alienígena e a gente tem um lado que quer acreditar nisso. Mas eu, pelo menos, se for abduzido por alienígenas, me preocuparia em levar uma muda de roupas”, brincou.
A verdade, não há como saber, mas tudo tem uma história por trás, inclusive a foto da mulher alienígena. Seja real ou uma falsificação, alguém em algum lugar se preocupou em fazer o registro ou pelo menos em criar algo que pudesse agitar a mídia e as redes sociais.