Kitakami – Os clientes de um shopping center na cidade de Kitakami, província de Iwate, tiveram que olhar duas vezes para a porta de entrada do prédio e se certificar de que estavam mesmo vendo o que viram.
Um filhote da espécie urso-negro-asiático apareceu sozinho na entrada das portas automáticas e ficou saltitando de um lado para o outro.
As imagens da câmera de segurança foram divulgadas em uma reportagem da Emissora Fuji e mostraram a hesitação de quem tentava entrar ou sair do shopping e a energia do pequeno urso correndo como se estivesse brincando.
O animal de pelagem negra parecia mais um cão curioso, mas a situação poderia ter sido perigosa se estivesse acompanhado da mãe. O filhote estava sozinho e os funcionários do shopping foram alertados rapidamente. A polícia e o clube de caça da região foram acionados para capturar o urso.
Eles montaram uma armadilha entre as portas do shopping, interditaram o local e prenderam o curso em uma grande gaiola. Ele não tentou atacar ou ferir ninguém e de acordo com a reportagem, foi devolvido para a montanha.
Em outros episódios de aparições de ursos em locais urbanos no Japão, os animais foram capturados e sacrificados, ainda que não tivessem ferido ninguém. Em novembro do ano passado, houve um caso na província vizinha de Akita: uma ursa e seus filhotes se abrigaram em um galpão privado, as autoridades e o clube de caça levaram horas para retirá-los do local.
Ninguém ficou ferido, mas os ursos, incluindo filhotes, foram mortos e as notícias fizeram a Prefeitura de Misato, cidade onde aconteceu o incidente, receber milhares de ligações revoltadas de moradores que ficaram chateados com a morte dos ursos.
Desta vez, o desfecho foi diferente. Veja o vídeo:
https://youtu.be/RvD9PuWmFP8?si=wL_tUp8TM5SKewnu
Leia também: Prefeitura no Japão mata ursa e filhotes encontrados em um galpão e que não feriram ninguém: caso gerou revolta
Os ursos em Iwate
Sacrificar os ursos que aparecem nas cidades é um assunto controverso. Os animais costumam sair da montanha e invadir zonas urbanas quando há escassez de alimentos em seu habitat natural. Iwate é uma das províncias que tem passado por vários alertas por conta disso e de acordo com a reportagem, as autoridades estão avisando os moradores para que não deixem o lixo orgânico acessível e fiquem atentos.
É possível que o período de hibernação dos animais esteja atrasado este ano e eles ainda podem aparecer nos quintais, invadir casas ou destruir plantações. Se tiverem um contato próximo com seres humanos, ficam amedrontados e podem atacar.
Os dados da Província de Iwate mostram que entre abril e dezembro de 2023, houve 46 casos de aparições de ursos nas cidades e 49 pessoas acabaram feridas.