Tóquio – Viajar para outro país é sempre uma oportunidade de experimentar novidades do ponto de vista culinário. No país do sushi, a comida é vasta, autêntica e saborosa. Mesmo assim, a rede que mais tem caído no gosto dos turistas estrangeiros no Japão é o McDonald’s.
A rede norte-americana e multinacional de fast food existe desde 1940 e está estabelecida em 119 países de acordo com os dados de 2021. Não se trata de nenhuma novidade para a maioria dos turistas que passam pelo Japão, mas de acordo com uma reportagem da Emissora TBS, há algo de especial que caiu no agrado do estrangeiros.
A carne fina e suculenta, a combinação de queijo no “cheeseburguer duplo”, os tradicionais nuggets de frango, o curioso Mc Samurai, há muitos pontos que tem feito com que as lancherias recebam muitos turistas para refeições entre os passeios.
A reportagem também contou que os estrangeiros estão visitando bastante algumas redes típicas do Japão, com o Nadai Fuji Soba, o Matsuya e Yakiniku Line. E os motivos estão pelo fato de ser saboroso, barato e difícil de errar nos pedidos.
Mas vir ao Japão, que é um país distante e muito diferente para quem não é nativo da Ásia e acabar frequentando o McDonald’s por algumas vezes durante a viagem é bastante curioso.
A reportagem entrevistou 100 turistas de vários países e trouxe os principais motivos, além de mostrar quais as opções da rede de fast food se tornaram populares entre os viajantes.
Leia também: O desespero de uma jovem de 18 anos que usou rede social para tentar salvar a mãe dos escombros de uma casa em Ishikawa
Um McDonald’s diferenciado
Os motivos estão entre a praticidade e o diferencial. Os turistas foram questionados sobre as opções que mais gostam e consomem nas lancherias do Japão e o terceiro lugar na escolha foi o tradicional Big Mac.
O Big Mac é o lanche mais comum e popular da rede, encontrado também nos outros países. Mas no caso dos estrangeiros que estão de passagem pelo Japão, é uma opção confortável para quando bate a vontade de comer algo familiar.
Para quem não está adaptado aos sabores do Japão, depois de vários dias comendo comida japonesa, o popular Big Mac se torna uma forma de sentir um gosto de casa.
Mas o que tem atraído mais a atenção dos viajantes são as opções curiosas do menu. Em segundo lugar ficou o Teriyaki Chicken Fiore, um hambúrguer de molho teriyaki que mistura shoyu e açúcar e traz um sabor típico do Japão.
Embora também seja possível encontrar teriyaki em outros países, o menu do McDonald’s traz certa autenticidade aos estrangeiros. A rede pode estar presente em mais de uma centena de países, mas o cardápio muda de acordo com as preferências locais.
Em primeiro lugar ficou o curioso Mc Samurai, que traz duas camadas de bife, queijo e uma boa cobertura de shoyu. É uma das opções da rede que mais faz os turistas sentirem o Japão através de algo que é familiar a eles.
“Eu fiquei muito interessado. Pude experimentar molho shoyu no hambúrguer, algo que eu nunca tinha provado antes”, comentou um turista que veio da Índia.
Mesmo algo que é conhecido e tradicional no mundo todo pode oferecer uma experiência diferente por causa das particularidades do país. E no Japão, a famosa rede estadunidense acabou proporcionando uma experiência diferenciada aos turistas.