Miyama – Idosos, crianças e até adultos de qualquer idade podem acabar engasgados com algum alimento. E quando a garganta está obstruída, a vítima entra em pânico e é preciso agir rapidamente para evitar a asfixia e o óbito.
Uma escola primária na cidade de Miyama, província de Fukuoka, não conseguiu agir a tempo para sallvar a vida de um aluno do primeiro ano. O garoto ficou engasgado durante a refeição no último dia 26 e acabou morrendo.
A vida desta criança poderia ter sido salva se alguém que estivesse por perto conhecesse algumas das técnicas que devem ser aplicadas no caso de engasgamento. A Agência Nacional dos Consumidores no Japão divulgou três técnicas que podem ser aplicadas em bebês, crianças maiores ou adultos. As técnicas também foram simuladas em uma reportagem da Emissora Fuji.
A primeira delas é a “técnica de tapotagem nas costas”. A criança deve sentar no colo do adulto com as costas baixas. Com uma mão, o adulto deve manter firme o corpo do bebê e com a palma da outra mão, deve bater nas costas por cinco ou seis vezes. O movimento ajuda a remover o alimento preso na garganta.
O mesmo método da tapotagem também funciona no caso de adultos engasgados.
O outro método eficaz nestes casos é chamado de “técnica da compressão abdominal”, que é mais fácil executar em bebês. O adulto pega a criança deitada em seu colo. Uma mão deve ficar entre o corpo do bebê, de modo que a palma sirva de apoio para a cabeça. E com a outra mão, deve-se pressionar o peito do bebê.
Enquanto o primeiro método consiste em bater nas costas, o segundo faz uma pressão na região do peito para que o alimento seja deslocado da garganta.
Leia também: A mãe japonesa que passou 20 anos guardando ¥100 para o filho todos os dias e transformou caderneta do banco em diário de memórias
A manobra para engasgados
O terceiro método é conhecido como “Manobra de Heimlich”, pode ser aplicado em bebês maiores de 1 ano, crianças maiores ou mesmo em adultos engasgados e também provoca uma pressão que faz o alimento sair das vias respiratórias e ser expelido pela boca.
No caso de um bebê, deve-se posicionar a criança sentada em seu colo, unir as duas mãos em volta do peito dela e puxar algumas vezes, fazendo uma pressão no diafragma com os dois braços.
No caso de um adulto, basta abraçá-lo por trás, entrelaçar as mãos na região da boca do estômago e pressionar com força e movimentos ágeis para acionar o diafragma e expelir o alimentos nas vias respiratórias.
Segundo o Sindafep, o primeiro método a ser utilizado é a tapotagem nas costas, mas se a vítima continuar com dificuldade para respirar, a manobra de Heimlich deve ser aplicada imediatamente.
Em casos como esse, é importante agir rápido com as medidas de primeiros socorros, já que normalmente não há tempo para esperar um atendimento emergencial. Se estiver sozinho, é possível aplicar algumas técnicas em si mesmo, como tossir e bater com o punho no peito.
Para realizar a Manobra de Heimlich em si mesmo, utlize uma mesa ou cadeira contra o estômago e faça pressão no diafragma.
Veja o vídeo da Emissora Fuji que mostra as técnicas sendo aplicadas em bonecas: