Nagaoka – A cidade de Nagaoka, na província de Niigata, está enfrentando uma crise com a conduta de seus funcionários. Um homem com cargo de chefia no Comitê de Educação foi detido depois de ter sido pego no flagra ao ir embora de um mercado com alimentos furtados.
E não foi o único caso. Outro funcionário da mesma cidade também foi preso e punido por cometer um assédio sexual dentro de um trem.
No caso do funcionário que furtou comida do mercado, a história acabou tendo um triste desfecho. Ele foi preso na manhã de 2 de junho, logo depois de sair do mercado com seis itens escondidos e ser notado por um guarda.
A polícia não demorou para soltá-lo e o homem foi chamado para dar explicações na prefeitura. O funcionário, que tem idade na faixa de 50 anos, confessou o furto e ainda contou que não foi a primeira vez.
No mês de março, ele também furtou marmitas do mesmo mercado, no valor de ¥1 mil, mas não foi pego na ocasião. Segundo uma reportagem da Emissora Fuji, não era um ato habitual e ele contou que, desta vez, agiu por impulso.
O homem justificou o crime em seu estresse envolvendo o trabalho e também o ambiente doméstico.
“Acumulei muito estresse em casa e no trabalho e precisava extravasar. Eu estou vivendo uma situação de autoabandono e peço desculpas de coração por ter quebrado a confiança da prefeitura e da população, estou refletindo sobre os meus atos”, disse ele.
O homem foi punido com suspensão no trabalho de seis meses.
Leia também: Cenas impressionantes na Ásia: panela de pressão explode e destrói a cozinha de uma idosa
O assédio de um funcionário da cidade
A prefeitura da cidade Nagaoka também está pedindo desculpas publicamente por outro escândalo envolvendo um funcionário. Um homem na faixa de 40 anos que trabalhava na prefeitura foi detido em dezembro do ano passado por passar a mão na perna de uma mulher que estava sentada ao lado dele no trem.
Na ocasião, o homem estava bêbado e foi pego quando a mulher denunciou, mas acabou solto e ficou sob investigação. O homem confessou o crime, mas houve uma negociação com a vítima e ele não foi indiciado. Apesar do caso de assédio sexual, a punição foi leve: ele teve redução temporária de 10% no salário.
O bombeiro de Nagaoka
A cidade de Nagaoka tem um histórico de funcionários públicos envolvidos em atos criminais. Nos últimos anos também teve o caso de um bombeiro na faixa de 20 anos que acabou envolvido em um acidente de trânsito grave e teve que pagar uma multa de ¥400 mil pelos ferimentos provocados à vítima.
O caso aconteceu em novembro de 2021, quando ele estava dirigindo um carro particular e fora do horário de trabalho. O jovem bombeiro não fez a parada obrigatória em um cruzamento e por não ter tomado medidas básicas de segurança no trânsito, acabou colidindo o carro contra outro veículo. O motorista do outro carro, um homem de 40 anos, sofreu uma fratura no braço com o acidente.