Se existe uma fórmula mágica que o cinema hollywoodiano vem usando nos últimos anos, é a jornada do herói, do antropólogo Joseph Campbell e, é claro que o Prime Video da Amazon não deixou de lado.
Por mais que você concorde que esta forma de contar histórias é envolvente, misturar ela com viagem no tempo e alienígenas pode ser uma receita exagerada.
O produtor executivo e protagonista da Guerra do Amanhã, Chris Pratt, parece estar à vontade em filmes desse tipo e aproveita da bagagem ganha na Marvel para te levar para essa história.
Tudo explícito, do jeito que o Prime gosta
Se tem uma coisa que a Amazon não poupa é em querer ser crua quanto a violência. Neste filme, apesar da luta ser contra alienígenas, sangue é o que não falta.
A vida do protagonista, Dan Forester, não está sendo fácil, pois para um veterano de guerra norte-americano, nunca é.
Mas tudo piora quando, durante a final da Copa do Mundo do Catar, em 2022, enquanto o Brasil estava prestes a marcar seu segundo gol, um evento inexplicável ocorre: um exército chega no meio do campo para avisar de uma guerra.
E eles não invadiram apenas o campo, como vieram de 30 anos do futuro, quando uma raça alienígena invade o mundo.
Essa guerra quase extinguiu a vida no planeta.
O mundo fica em caos e, os viajantes do tempo precisam que seus pais e avós entrem na batalha ou a raça humana vai acabar.
É claro que Dan vai para a guerra e vai fazer de tudo para voltar vivo e ajudar os últimos seres humanos a vencer a guerra. Mas….
A ação é intensa, mesclada com terror, mas e o paradoxo?
O futuro é um lugar horrível, onde o cheiro de morte está em cada esquina, caçando o que quer que se mova.
Isso já seria difícil para soldados treinados, mas o time de Dan é de pesquisadores, o que aumenta a tensão sobre qual é o papel deles no futuro.
Não bastasse isso, ao chegar ao campo de batalha, eles nunca receberam informações ou imagens do que iriam combater, o que ajuda a aumentar a sensação de medo.
Mas, ir ao futuro implica sem receber informação sobre o que ainda não aconteceu. O que fazer com essa informação?
Mexer com linhas temporais é algo tão confuso que te deixa preguiçoso para pensar nisso durante o filme.
Para a guerra acontecer, todos os eventos que levam o protagonista ao futuro advém de uma guerra, que ainda não aconteceu.
Quando você assistir, talvez comece a pensar nisso logo que o filme acabe, como foi comigo.
Uma história de amor, mas sem romance
Um dos pontos fortes do filme é o amor que rola entre Dan e a General, interpretada pela atriz Yvonne Strahovski (The Handmaid’s Tale – série que é o carro chefe da Hulu). Essa abordagem me surpreendeu durante a experiência.
Aliás, o ator J. K. Simmons está bem badass e está sendo um dos destaques das produções do Amazon Prime, já que é dele a voz do Omni-Man, de Invincible.
Para nós que vivemos no Japão, fica bem mais fácil entender o valor que a família tem em nossas vidas, mas lembre-se: é um filme da Amazon, onde tudo é visceral.
As reviravoltas não são imprevisíveis, mas tem muita coisa explicada durante o filme, basta só prestar atenção.
Não é o melhor filme de ação, ficção científica e invasão alienígena de todos, mas faz juz a procura que a produção teve no Prime Vídeo, sendo o vídeo mais assistido da plataforma nas primeiras 48 horas de lançamento.
Como outras produções exclusivas da Amazon, este filme está disponível em português, dublado e legendado. Veja o trailer.