Se você foi um dos que acompanharam X-Men, a série animada dos anos 90, certamente estava contando os dias para ver os mutantes de volta à TV. Agora, estamos prestes a testemunhar o destino dos mutantes, em uma união épica de histórias da Marvel, unindo todas as produções da empresa.
Leia também: Novo filme de Joaquin Phoenix, Napoleão, chega ao streaming
Logo de início, duas boas notícias: a série terá 10 episódios, sendo a mais longa produção da Marvel dentro da Disney+. Os dois primeiros episódios serviram para apresentar os X-Men dos anos 90 a uma nova geração, que já pode ter conhecido os mutantes em outras formações. E a segunda notícia é que os episódios estão muito bons, atendendo às expectativas mínimas dos fãs.
Leia também: O Astronauta
O retorno triunfante dos X-Men
Como já mencionado no trailer, a história continua a partir dos eventos da última temporada de 1996, seguindo os primeiros passos após a partida de Charles Xavier. Com o grupo abalado, eles precisam continuar lutando, agora com mais apoio, reconhecidos pela ONU como uma força de apoio em missões perigosas envolvendo mutantes. Por isso, as grandes missões dos X-Men diminuíram e o grupo se dividiu entre aqueles que continuam lutando e os que acham que isso não é mais necessário.
Leia também: Resistência – o filme mais subestimado do ano
Nesse contexto, surgem novos mutantes, como Roberto da Costa, um mutante brasileiro conhecido como “Mancha Solar”, que exibe pouco de seus poderes. Seu resgate serve para mostrar que os “Amigos da Humanidade”, grupo reacionário anti-mutante, ainda está ativo e pronto para causar problemas. Todo o primeiro episódio serve para mostrar que Scott Summers, o “Ciclope”, está preparado para assumir a liderança do grupo. Mas ele não está sozinho.
Leia também: Shogun: A Gloriosa Saga do Japão
O novo líder
E se Scott achava que assumir o comando e continuar o jogo era tudo, agora vemos como serão os X-Men com Magneto liderando. A jogada de mestre de Xavier em deixar a escola para Magneto parece ter funcionado, já que sem seu maior rival, ele precisa encontrar um propósito mais nobre. O julgamento de Magneto é o ponto alto dos primeiros episódios, já que o que acontece ali definirá o rumo desta temporada. E é preciso destacar como o novo uniforme de Magneto é incrível. Além disso, Eric parece estar à vontade dirigindo a escola e pronto para enfrentar desafios ainda maiores em prol da causa mutante.
Leia também: Suzume
Com ele, os X-Men podem estar se preparando para entrelaçar suas histórias com as dos Vingadores, dos Guardiões da Galáxia, do Homem-Aranha e até mesmo do Loki da série live-action. Todos os diretores da Marvel têm a série animada dos X-Men como referência em duas produções. Portanto, podemos esperar que as imagens dos heróis que aparecem na nova abertura indiquem o que está por vir.
Leia também: The Marvels
Vale a pena conferir a animação dos anos 90
Outro ponto que indica isso é que, nas primeiras 5 temporadas, vários heróis apareceram nas aventuras dos mutantes, como o Homem-Aranha (o mesmo da animação da época) e o Capitão América (com uma história muito parecida com a de Steve Rogers do filme, mas com Wolverine como seu parceiro de missão). Não seria surpresa que o universo de heróis conhecidos pelos X-Men seja expandido ou, pelo menos, revisitado.
Leia também: Avatar – O Último Mestre do Ar, estreia na Netflix
Dessa forma, como todos os episódios estão disponíveis no catálogo da Disney+, a maioria deles dublada, vale a pena dar uma chance a esta série, assim como à do Homem-Aranha, para acompanhar os rumos que esta nova temporada pode tomar.