Shizuoka – Quem tem cachorro sabe que eles costumam ter muita energia e se o dono deixar, podem passar muito tempo caminhando, correndo e brincando. Mas Yuzu é um husky siberiano um pouco diferente. O cão de 8 anos se cansa fácil e depois de meia-hora, planta os pés na porta de saída do local de passeio, para deixar claro que quer ir embora.
Isso era rotina para Kuroro, a japonesa que cuida de Yuzu e Olivia, outro husky siberiano de 1 ano. Nesta semana, Kuroro levou os cães para passear no lugar de sempre em Shizuoka, mas quando Yuzu mostrou que queria voltar para a casa, outro cão decidiu impedir.
Segundo uma reportagem da emissora Fuji, o cão que segurou a coleira do amigo com os dentes é Apolo, um mini Dachshund (raça conhecida como salsicha). Apolo sempre encontra os huskys no mesmo lugar e sempre brincam juntos.
Kuroro já conhecia Apolo de outros passeios e quando viu que o pequeno pegou a coleira e começou a puxar, parou para gravar e tirar fotos. Yuzu aparece com uma cara de quem está em apuros e Apolo insiste como se dissesse: “vamos lá, cara. Vamos brincar mais”.
No fim das contas, Yuzu acabou cedendo e brincou mais um pouco com o outro cão. Enquanto isso, Kuroro, que administra uma conta no Twitter @kuroroyuzu para postar o dia a dia dos pets, fez algumas publicações com as fotos e vídeos da cena engraçada.
“O cão com problemas por causa do amigo Salsicha que decidiu impedi-lo de ir embora”.
Em dois dias, o post de Kuroro viralizou. Foram mais de 113 mil reações e 16,1 mil compartilhamentos. Muitos internautas expressaram nos comentários o quanto acharam a cena bonitinha e engraçada. Alguns chamaram atenção para o focinho de Yuzu, que parece indicar sua situação problemática.
Leia também: Máquina automática vende peixe fresco e faz sucesso em cidade no interior do Japão.
A situação e personalidade dos cães
A emissora Fuji fez uma entrevista com Kuroro sobre a personalidade dos cães e a situação no dia em que Apolo segurou a coleira do amigo. Será que ele realmente tentava impedir Yuzu de ir embora? Veja as perguntas e respostas.
Como é a personalidade de Yuzu e Olivia?
O Yuzu é um pouco egocêntrico e muito carente de atenção, gosta de ser mimado. Ele é muito gentil com cães menores e com crianças. A Olivia é amiga de todo mundo, outros cães e pessoas, ela gosta de todos. São dois cães muitos amigáveis.
Qual era a situação no dia em que Apolo pegou a coleira do Yuzu?
É um local para corrida de cães que nós frequentamos muito. Eu deixei a Olivia brincando com o Apolo e levei o Yuzu para andar comigo de coleira. Quando o Yuzu enjoa, ele quer voltar imediatamente, já estou acostumada. Mas aí o Apolo apareceu e mordeu a coleira, então entreguei a ele. Parecia mesmo que estava dizendo “vamos brincar mais!”. Foi tão bonitinho que eu parei para gravar e tirar fotos.
O Yuzu parece que está sem saída. Ele queria mesmo voltar para a casa?
Quando o Yuzu quer voltar para a casa ele fica encarando a saída ou senta na porta e fica choramingando. Neste dia a gente só tinha passeado por 30 minutos e ele já começou a dar os sinais de que queria ir embora. Talvez ele já esteja cansado de ir lá, porque sempre vamos. Quando é um lugar novo, ele quer ficar mais tempo.
O que aconteceu depois que o Apolo não quis deixá-lo ir embora?
O Yuzu acabou cedendo e voltou! Eles voltaram a brincar e foi o Apolo que se rendeu a ele, deitando de barriga para cima dessa vez
Que tipo de cão é o Apolo?
Apolo é um amigo do local de passeio, que sempre está por lá quando levo os cães. Ele é muito amigável com as pessoas e outros cães e fez amizade rápido, principalmente com a Olivia, estão sempre brincando juntos.
Qual a diferença de comportamento do Yuzu e a Olivia?
A Olivia é bem diferente dele, ela chega no local de passeio e não quer mais ir para a casa. O Yuzu enjoa rápido e quer voltar. Ele se mostra muito empolgado para sair de casa e passear, depois ele brinca um pouco e se satisfaz rápido, então mostra que já está bom e quer voltar.
O que você achou da repercussão no Twitter?
Eu fiquei feliz por ter conseguido tirar boas fotos daquele momento. Eu postei sem muita expectativa e não pensei que muitas pessoas iriam ver, então levei um susto. Fiquei um pouco orgulhosa dos meus cachorros.