Asahikawa – Uma jovem de 21 anos que vive em Asahikawa, no extremo norte do Japão, foi presa pelo assassinato de uma adolescente de 17 anos, depois de obrigar a vítima a pular de uma ponte.
A jovem se chama Riko Uchida e ela teria compactuado com algumas amigas para cometer o crime. Nas redes sociais, Riko postava fotos e vídeos fumando, exibia o dedo do meio e de acordo com os conhecidos da garota, era “problemática” e se metia em confusão.
Segundo uma reportagem da Emissora Fuji, o que motivou o crime teria sido uma polêmica envolvendo as fotos de Riko. A vítima foi identificada como Runa Murayama, uma garota que estava no ensino médio e vivia na cidade vizinha de Rumoi, também em Hokkaido.
Runa teria utilizado as fotos de Riko sem permissão, o que enfureceu a jovem quando ela descobriu. Na noite do dia 18 de abril, ela teria utilizado as redes sociais de outra garota, de 16 anos, para ameaçar Runa e fazer com que a vítima desse dinheiro a ela.
Mas a história não acabou com o furto e as ameaças. Logo depois disso, Riko fez questão de se encontrar com a inimiga e levou a situação ao extremo de acabar em um caso de assassinato. Além de Riko, outras três garotas foram presas pela participação no crime e atos de violência contra a vítima.
Leia também: Youtuber que enfureceu o Japão ensinando a andar de trem-bala de graça é eleito deputado do Parlamento Europeu
Quando a vítima pulou da ponte
No dia do crime, que teria ocorrido em abril, Riko e outras três amigas foram até a estação da cidade de Rumoi e induziram a vítima a apareceram no local. Quando Runa encontrou as garotas, foi confinada dentro de um carro e elas dirigiram para Asahikawa, onde Riko morava.
Segundo a investigação da polícia, no meio do caminho, Runa foi espancada dentro do carro. Quando elas pararam o carro em uma loja de conveniência, a vítima tentou fugir, mas foi contida e sofreu uma nova série de agressões dentro do veículo.
Logo depois, as garotas levaram a adolescente até uma ponte e Riko teria obrigado a vítima a se jogar da ponte. O corpo dela foi encontrado horas depois na descida do Rio Ishikari e a polícia local passou a investigar o caso.
Até o mês de maio, Riko e as outras três garotas tinham sido presas por suspeita de participação na morte de Runa, mas foram soltas pouco depois. Nesta semana, a polícia efetuou uma nova prisão contra Riko e uma outra garota de 19 anos, pois as evidências apontam que as duas foram as responsáveis pelo crime.
Não há informações se a jovem confessou ou não o assassinato e os acontecimentos. As redes sociais de Riko foram bombardeadas por internautas e curiosos que viram as notícias. Para a Emissora Fuiji, uma conhecida da garota que não se identificou, deu o seguinte depoimento:
“Ela tinha problemas com muita gente e costumava extorquir dinheiro”.
Tudo o que tem da jovem nas redes sociais são fotos e vídeos curiosos ou agressivos, mostrando o dedo do meio, fumando cigarro eletrônico, fazendo caretas na frente da câmera ou fazendo algumas brincadeiras com as amigas.