Tóquio – Em parceria com o Ministério do Meio Ambiente do Japão, a Amazon Japan inaugurou um site que visa apoiar e facilitar a entrega de recursos para os abrigos de animais espalhados pelo país.
Os abrigos de animais exercem um papel fundamental na luta contra o abandono e mortes. Cães e gatos que são abandonados por seus donos que não são vendidos em pet shops ou nascem nas ruas (caso de muitos gatos), podem acabar no Controle de Animais, chamado de Hokenjo.
Quando não são adotados ou resgatados, esses animais acabam sacrificados. De acordo com os dados do Ministério do Meio Ambiente, em 2019, 33 mil animais foram levados ao Controle de Animais e acabaram sacrificados em todo o Japão.
O número teve queda drástica quando comparado aos dados de 10 anos antes, época em que aconteciam sete vezes mais mortes no Controle de Animais. Mesmo assim, o número de vidas perdidas é enorme. Embora haja o interesse do governo em zerar essa estatística, a meta parece longe de ser atingida.
Parte do problema se deve aos chamados acumuladores de animais, pessoas que criam gatos ou cães fora de controle e só pedem ajuda quando a situação chegou ao extremo de ter dezenas ou centenas de animais negligenciados em casa.
A página da Amazon visa dar um suporte maior para as instituições que resgatam, cuidam da saúde dos animais fragilizados e encaminham para adoção. Muitas dessas instituições não contam com apoio financeiro das prefeituras e sobrevivem apenas com doações de apoiadores.
Como apoiar os abrigos de animais
A página da Amazon Japan é fácil de ser acessada. No momento, há 140 instituições e abrigos de animais cadastrados, mas té 2024, a empresa pretende aumentar o número para 500.
Acesse a página: aqui
Embora esteja em japonês, o sistema é relativamente fácil de manusear. Há uma coluna para pesquisar a instituição por região e mais embaixo mostra os últimos abrigos que foram cadastrados.
Ao abrir a página de um abrigo, aparece a lista de itens necessários, como ração ou artigos de higiene. Basta apertar o botão amarelo para mandar o item ao carrinho, pagar e selecionar o envio ao endereço do abrigo.
As últimas instituições cadastradas podem ainda não ter uma lista disponível. Há também informações como o endereço e o contato dos abrigos ou ONGs. O usuário interessado em ajudar também pode entrar em contato, agendar uma visita e verificar os requisitos de adoção.
Jasper Cheung, o CEO da Amazon Japan, declarou em entrevista que está empolgado com o novo projeto da empresa.
“Nós queremos apoiar as atividades das instituições que atuam no país e ajudar a melhorar a a vida dos animais e das pessoas que convivem juntas”, disse.
O Ministério do Meio Ambiente também tem tomado outras medidas que visam reduzir o número de animais abandonados. Em junho deste ano, os criadouros de animais receberam um limite para a criação, pois houve aumento do número de animais que acabaram abandonados.