Nagoya – Deixar crianças ou animais presos em um automóvel no verão pode ser muito perigoso e isto é a causa de muitas mortes nos meses mais quentes do ano. Na semana passada, um caso em Nagoya (província de Aichi) de cães deixados em um carro gerou revolta e acabou envolvendo a polícia e o centro público de animais.
Na manhã do dia 7 de junho, dois cães da raça Dachshund foram deixados dentro de um carro em um estacionamento pago perto do Parque Ikeda no distrito central de Nagoya. A temperatura estava em 25,2ºC e o vidro frontal estava coberto por um tapa-sol.
Dentro do automóvel, os cães latiam, agitados. A cena foi percebida por pessoas que passaram por perto por volta do meio-dia e os cães só saíram do veículo por volta das 16h30. Segundo uma reportagem da emissora Fuji, durante mais de 4 horas, o dono não apareceu e a polícia estava analisando o caso como suspeita de maus-tratos.
Não demorou para que que o carro ficasse rodeado por pedestres e policiais. Passou mais de 4 horas até os cães serem resgatados, mas a reportagem contou que a porta não estava trancada. Quando os policiais estavam prontos para arrombar o carro e salvar os cães, perceberam que o motorista deixou a porta aberta.
Eles estavam bem quando saíram do carro, mas a parte interna do veículo estava cheia de fezes dos animais. A situação era péssima e a polícia acabou acionando o centro de animais da cidade para acolher os cães. Os animais foram salvos, mas as perguntas ficaram: por que o dono deixou seus pets presos no carro quente? Eles foram esquecidos ou deixados de propósito?
Algumas pessoas da região conseguiram responder essas perguntas e mostraram que, provavelmente, o ambiente de criação desses cães não era adequado.
Leia também: Japoneses contam o que passaram por causa do vício em videogames: “eu não dormia, vivia com os olhos vermelhos e até meu cabelo caiu”.
Cães foram deixados no carro muitas vezes
O mesmo carro e os mesmos cães já causaram preocupações no passado. Uma mulher que vive na região comentou que não era a primeira vez que isto acontecia.
“Foram muitas vezes. Os cães presos no mesmo carro e latindo sem parar. Muitas e muitas vezes houve denúncias sobre este motorista. Ele deixa os cães presos e já foi contatado vários vezes por isso”, contou.
O centro da cidade concordou que a situação era inadequada e esses animais serão remanejados para um novo lar. Eles não devem voltar aos cuidados do mesmo homem.
“Essa situação é terrível, os cães presos, o carro cheio de fezes. Os cães foram abrigados momentaneamente pela polícia e agora vão para o centro de animais de Nagoya”, comentou um representante.
Não se sabe qual será o destino dos cães a partir de agora. É possível que entidades de proteção animal tomem conta e ajudem a encontrar um novo lar. Pois os animais sem donos que ficam por muito tempo no centro podem acabar sacrificados.