Tóquio – No clássico conto de fadas francês e nos filmes da Disney da “A Bela e a Fera”, os móveis do castelo são encantados e têm vida própria. O bule de chá, o roupeiro, o relógio e o candelabro se movem, conversam e dão até conselhos aos personagens.
A história fictícia de 1740 ganhou um tom de realidade em 2024. Em Tóquio, a Coca-Cola abriu uma loja temporária como evento comemorativo da Coca-Cola zero e fez com que seus itens e produtos ganhassem vida diante dos olhos dos clientes.
Ao entrar na loja, os clientes são surpreendidos pela agitação e o barulho que não vem de pessoas. O ambiente foi inspirado para parecer uma loja de conveniência comum, com muitos refrigeradores com latas de Coca-Cola e prateleiras de produtos variados da marca. Há caixotes que se mexem, latas que pulam de seus lugares e conversam, embalagens que se agitam em cima das estruturas.
Segundo uma reportagem da Emissora Fuji, o tom de magia foi garantido com o uso de Inteligência Artificial.
O diretor de marketing da Coca-Cola no Japão, Kousuke Kitahara, contou um pouco sobre a ideia da loja que tem vida.
“A gente queria ir além da performance de custo e tempo para garantir uma experiência única e divertida que trouxesse um novo valor para a bebida que já é tradicional”.
O mecanismo de IA por trás dos produtos trouxe uma experiência de conto de fadas aos clientes. Uma repórter da Fuji se aproximou de um refrigerador cheio de latas e ouviu uma delas dizendo:
“Você está surpresa?”, enquanto isso, outra lata comentou: “Nós somos as latas de Coca-Cola zero, muito prazer!”.
A repórter ficou hesitante observando até que uma terceira lata se manifestou: “poxa, escolha uma de nós”.
Mais um pouco e poderia ser possível fazer amizade com as latas “vivas”. Ao comprar uma, há mais uma surpresa para o consumidor. O cliente paga e recebe um recibo diferenciado, com informações sobre o perfil e a personalidade da lata que foi adquirida.
Os perfis das latas também foram elaborados com inteligência artificial. A empresa produziu mais de 10 mil perfis diferentes com IA para que o cliente sinta como se tivesse adquirido um produto que realmente tem vida, está encantado.
Leia também: A enfermeira de 99 anos que trabalha em um asilo no Japão e é mais velha que os próprios pacientes: “não preciso me aposentar”
Onde ver a loja “viva” da Coca-Cola
Quem está em Tóquio ou perto pode aproveitar os próximos dias e fazer uma visita à loja viva da Coca-Cola, ver os produtos falando, se mexendo e interagindo.
O local de acesso é na frente da Estação de Harajuku e o período iniciou nesta terça-feira (6). A loja é temporária e o último dia para conhecer e ter essa experiência é 18 de fevereiro.
Assista ao vídeo para ver como é a loja por dentro:
https://youtu.be/VOfl0QAeOI4?si=BHEUCbxI_sb9c9OG