Iwakura – Um acidente pouco comum acabou acontecendo duas vezes, na mesma cidade no Japão e com um intervalo de apenas 10 horas um do outro.
Por volta das 6h da manhã do último sábado (18), um jovem de 24 anos que dirigia seu carro em Iwakura, na província de Aichi, acabou invadindo os trilhos em uma passagem de nível e no momento em que o trem se aproximava.
A parte frontal do carro foi detonada, o para-choque voou nos trilhos e apesar dos danos e do forte impacto do acidente, o motorista sobreviveu. Ele foi levado consciente ao hospital e podia conversar, mas sua condição de saúde não foi revelada pela mídia local.
No outro caso de acidente, que aconteceu 10 horas antes do primeiro e a 3 quilômetros de distância, o motorista não teve a mesma sorte após o acidente. Era um idoso, de 81 anos, que não resistiu quando o trem atingiu seu carro nos trilhos.
Funcionários recolhendo os pedaços do carro que ficaram nos trilhos. Reprodução / FNN.
Leia também: O misterioso feixe de luz que foi visto no céu no Japão e nos Estados Unidos: “se mexia lentamente e foi assustador”.
Outro acidente nos trilhos
Segundo uma reportagem da Emissora Fuji, o primeiro acidente aconteceu na sexta-feira (17) e em uma condição bem parecida. Por algum motivo, o carro do idoso invadiu os trilhos do trem mesmo com a cancela fechada e acabou atingido.
Como o motorista é idoso, pode ter acontecido alguma confusão com o freio e o acelerador ou mesmo um possível caso de sintomas de demência, como costuma acontecer em muitos acidentes provocados por motoristas em idade avançada no Japão.
Por causa do impacto, a janela do trem ficou com rachaduras e o vagão frontal sofreu arranhões, o carro acabou destruído. O condutor do trem contou que percebeu a presença do carro nos trilhos e tentou frear, mas não conseguiu parar os vagões a tempo de evitar a colisão.
Acidentes em passagens de nível
Pode até não parecer, mas os acidentes em passagens de nível correspondem a 40% dos acidentes que envolvem trens no país, segundo os dados do Conselho de Segurança no Trânsito do Japão. Entre abril de 2021 e março de 2022, foram 542 acidentes com trens e 217 aconteceram no momento em que as cancelas se fecharam e os pedestres e motoristas deveriam esperar a passagem do trem para atravessar.
Para evitar acidentes, o governo japonês orienta que as regras sejam cumpridas sem exceções e com bastante cuidado. Além de parar quando há o aviso de que as cancelas irão se fechar, motoristas e pedestres devem estar sempre atentos na hora de atravessar para o caso de vislumbrar o trem ou escutar um ruído ao longe.
Não é permitido parar no meio dos trilhos em hipótese alguma, mas no caso de um incidente, é preciso buscar o botão emergencial e avisar o que aconteceu. É preciso estar em uma distância segura para que o trem pare sem acontecer um acidente. Na maioria dos casos, os maquinistas avistam o problema e acionam os comandos para parar o trem, mas é impossível evitar o acidente se for em uma curta distância.
Outra atitude que deve ser evitada é “passar rapidinho” quando a cancela começa a se fechar ou ainda quando já está fechada. É possível que o trem apareça repentinamente e em alta velocidade e a única medida segura é esperar que a cancela abra novamente para atravessar.