Tóquio – Durante o verão, surgem muitas dúvidas sobre o uso mais adequado do ar-condicionado, se é melhor ligar e desligar várias vezes ao dia ou simplesmente deixar ligado.
No inverno, as dúvidas são as mesmas, mas a situação exige cuidados diferentes por causa da temperatura baixa. A Panasonic divulgou na segunda-feira (6) os resultados de uma pesquisa sobre os hábitos de uso do aparelho durante o inverno e a consciência sobre a possibilidade de economizar na conta de luz.
A empresa coleteu 550 respostas pela internet, de homens e mulheres entre 20 e 69 anos. Em uma das perguntas, os entrevistados responderam sobre o que faziam com relação ao ar-condicionado, quando tinham que sair de casa por 30 minutos.
Os resultados mostraram que, neste caso, 33,7% deixa o aparelho ligado ao sair de casa por pouco tempo e 22,1% disseram que costumam fazer isso, mas nem sempre. Para 24,2% dos entrevistados, o hábito mais comum é desligar o aparelho ao sair de casa, mesmo que por poucos minutos. E outros 20% afirmaram que sempre desligam.
Uma reportagem do portal Mynavi News conversou com a especialista da Panasonic, Fuko Fukuda, para entender que tipos de atitudes de fato contribuem com a economia doméstica e a eficiência no uso dos aparelhos de ar.
Leia também: Shimane: enfermeiros visitam idosos para checar a saúde, bater papo e combater a solidão
Influência da temperatura
No verão, em temperaturas elevadas, deixar o ar ligado o tempo todo pode ser mais vantajoso, pois evita que o aquecimento interno da casa faça o aparelho puxar mais luz ao ser ligado vários vezes no dia.
No entanto, as circunstâncias do inverno dependem do quão baixa está a temperatura. De acordo com Fukuda, um teste realizado com os algoritimos da Panasonic mostrou que ao sair de casa por 30 minutos, o resultado na economia doméstica com o uso do aparelho varia de acordo com a temperatura na rua.
“Fizemos uma simulação que mostrou que quando a temperatura na rua está abaixo de 3°C, a temperatura dentro de casa tende a cair bastante e o aparelho consome muita luz se for desligado e religado. Neste caso, é melhor deixar ligado ao sair”, explicou.
Há outros fatores que influenciam, como o material de construção e a capacidade de aquecimento da casa. Entretanto, de forma geral, pode-se considerar a regra dos 3°C.
Se a temperatura lá fora estiver acima de 3°C, Fukuda recomenda que o aparelho seja ligado e religado de acordo com a necessidade.
“Neste caso, a temperatura dentro de casa não cai de forma tão elevada. Em Tóquio, por exemplo, a temperatura média no mês de janeiro fica em torno de 5,4°C. Neste caso, é melhor ligar e religar o aparelho para melhorar o funcionamento e economizar luz”, aconselha.
Dicas para usar o ar-condicionado
Veja cinco dicas de Fuko Fukuda para melhorar o desempenho do seu aparelho e economizar luz durante todo o ano:
1. Limpe o filtro com frequência:
O filtro do ar-condicionado acumula poeira e isto dificulta a entrada de ar e obriga o aparelho a gastar mais energia. Ao limpar com frequência, é possível economizar até mais de ¥10 mil por ano.
2. Controle a temperatura e o nível de umidade
Se o aparelho estiver na mesma configuração, mas aumentar a umidade, aumenta também a sensação de calor. Ao aumentar a umidade no inverno, você evita o ar seco e melhora a sensação de aquecimento.
3. De olho nas janelas
O aquecimento da casa pode ir embora pelas janelas. No inverno, utilize cortinas que fazem o isolamento térmico, cortinas duplas ou longas o suficiente para chegar até o piso. Ao tomar este cuidado, é possível manter o ambiente com mais aquecimento.
4. Tenha um circulador de ar
Diferente do ventilador, os circuladores de ar possui um sistema que puxa o ar para dentro e distribui em todo o ambiente. O ar quente tende a ficar nas áreas altas e o circulador melhora a distribuição do calor em todo o espaço.
No inverno, é mais eficiente deixar o circulador em uma linha diagonal com relação ao aparelho de ar-condicionado. Configure o aparelho para jogar o ar quente para cima e o circulador irá distribuir o calor nas extremidades.
5. Verifique o equipamento externo do ar
Não se esqueça do equipamento do ar-condicionado que fica do lado de fora da casa. Verifique se não há poeira, se não caiu folhas e se não há lixo ao redor. Se houver obstruções, a eficiência é reduzida e pode ocorrer o aumento do gasto de energia. Veja as condições do aparelho especialmente após uma ventania ou a passagem de um tufão.