Takamatsu – É normal comprar uma lembrancinha para os familiares e amigos mais próximos durante uma viagem, mas pouca gente se lembra de comprar algo especial para os animais de estimação também.
Uma ideia inusitada de um funcionário da empresa Japan Railways (JR) da região de Shikoku acabou se transformando em uma máquina automática inédita, que contempla os pets que não puderam viajar com seus donos.
Assim como as populares máquinas que vendem bebidas e são facilmente encontradas em qualquer lugar no Japão, a máquina automática para os pets exibe as opções de petiscos e basta apertar o botão desejado e colocar o dinheiro para retirar o produto.
Segundo uma reportagem da Emissora Fuji, a máquina instalada na Estação de Takamatsu não tem qualquer tipo de lembrancinha. Há carne moída de Kagawa ou sanuki udon, um tipo de macarrão muito popular na região, mas que já se tornou comum também em outras províncias.
Os viajantes podem escolher entre petiscos e brinquedos que foram cultivados ou fabricados em três províncias da região de Shikoku. O primeiro ano de funcionamento da máquina será para testes e se a adesão dos viajantes for boa, a ideia deve se espalhar para outras localidades também.
Leia também: Bebê japonês cabeludo faz sucesso na internet e mãe surpreende ao mostrar suas próprias fotos quando criança: “é genético”
Como surgiu a máquina automática dos pets
Chamadas de “jidouhanbaiki” (自動販売機, em japonês), a cultura das máquinas automáticas é forte no Japão e elas estão presentes nas esquinas, em shoppings, estações de trem e muitos prédios públicos.
Eventualmente, é possível encontrar modelos diferenciados em algumas regiões, que vendem coisas como peixe, bananas, pedaços de pizza, brinquedos e até mesmo calcinhas usadas.
Mas uma máquina especial para atender as necessidades dos animais de estimação ainda não tinha se tornado realidade. A ideia surgiu no ano passado, quando a JR consultou seus funcionários e pediu ideias para criar uma nova fonte de renda na região.
Uma enquete foi distribuída entre os trabalhadores e eles escreveram o que achavam que seria interessante. Entre as quase mil ideias coletadas, havia uma que sugeria criar uma máquina automática para vender lembrancinhas aos pets.
A administração gostou e se preparou para executar o projeto este ano. Rintaro Asano, que faz parte da equipe de projetos da JR, comentou:
“Acredito que a demanda para artigos de pets irá subir. Se você for em uma loja para animais de estimação, há muitos produtos e os petiscos e brinquedos não chamam muita atenção. A máquina de vendas vai trazer mais consciência para a compra desses itens que agradam os pets”, comentou.
É uma oportunidade para o viajante pensar no fiel companheiro que não pode participar da viagem e trazer algo especial para ele também ao voltar para a casa. A ideia parece promissora, mas só o primeiro ano de testes vai mostrar se vale a pena ampliar as máquinas para outros locais.