Hakodate – Um idoso na faixa de 70 anos veio a óbito depois de contrair o novo coronavírus e não conseguir uma vaga para internação no Hospital Municipal de Hakodate, em Hokkaido (extremo norte do Japão).
Uma reportagem da emissora NHK informou que o idoso estava internado na instituição Meiwa-en, destinada à população vulnerável da cidade. Por causa do surto que ocorreu no local em janeiro, o homem acabou infectado.
O quadro de saúde exigia cuidados e por isto a internação foi recomendada. No entanto, o hospital recusou o atendimento, alegando que estava pressionado pelo número de pacientes e com um desfalque no quadro de profissionais de saúde.
O idoso estava recebendo o fornecimento de oxigênio na instituição Meiwa-en, mas na madrugada do dia seguinte à recusa de internação, ele sofreu uma parada cardíaca e por se tratar de uma emergência, foi levado ao mesmo hospital.
No entanto, duas horas depois, acabou falecendo.
Uma das razões para a dificuldade no atendimento hospitalar em Hakodate foi o surto que ocorreu na instituição onde o idoso contraiu o vírus e outro surto que também foi registrado na mesma cidade.
A maioria dos leitos especiais para o atendimento de pacientes com covid-19 estava ocupado e com a menor disponibilidade de profissionais de saúde, não era possível atender novos casos.
Yoshihito Ujike, diretor do hospital, deu uma declaração sobre o caso e informou que considera que a instituição agiu corretamente, tendo em vista o cenário atual.
“Nós estávamos a ponto de suspender o atendimento emergencial no momento em que o paciente teve a internação recusada, por causa da enorme pressão sob o hospital. Não acredito que tenham ocorrido erros na maneira como tratamos o caso”.
Tóquio
Outras províncias também estão enfrentando situações parecidas, na medida em que mais pacientes precisam de atendimento médico e internação por causa da piora no quadro de saúde provocada pelo vírus.
Na semana passada, jornais japoneses informaram que 11 de 73 hospitais em Tóquio haviam suspendido o atendimento emergencial de casos como infarto, doenças cardíacas e embolia pulmonar, por causa do elevado número de pacientes com covid-19.
Em janeiro, um paciente com insuficiência cardíaca chegou a ser rejeitado por dez hospitais até que encontrasse um local disponível para a internação, provocando um atraso no atendimento.
A Sociedade Japonesa de Cardiologia emitiu um comunicado pedindo que a população colabore na redução das infecções e os pacientes de doenças cardíacas não desistam de buscar atendimento caso se deparem com qualquer sintoma fora do comum.
Leia mais detalhes: Lotação por Covid-19 faz hospitais suspenderem atendimento emergencial de doenças cardíacas no Japão