Tóquio – Uma mulher que foi ao mercado com seu filho de apenas 9 meses acabou sendo atropelada por um idoso e viu a criança morrer ao cair no chão do estacionamento.
O acidente aconteceu em frente ao mercado Foodaly Kirishima, na província de Miyazaki, no sul do Japão. Pessoas que presenciaram a cena ficaram transtornadas. De acordo com uma reportagem da Emissora Fuji, um homem descreveu o que viu logo depois do atropelamento:
“A mãe e o bebê ficaram de bruços no chão do estacionamento, mas a mãe estava consciente e ela começou a chorar quando viu o filho, entrou em desespero total”.
Segundos depois, o responsável pelo acidente desceu do carro. Era um idoso de 72 anos, identificado como Masato Kuroki. Ele tinha dado ré e não viu que a mulher tentava atravessar com o bebê nos braços e estava passando logo atrás do carro.
O que chamou a atenção da polícia e das testemunhas do acidente foi o fato de que o idoso calçava sandálias, um sapato inapropriado para dirigir, pois dificulta o comando dos pedais.
A mesma testemunha que viu a mãe no chão com o filho, observou quando o idoso desceu do carro para ver o que tinha acontecido.
“Ele parecia muito surpreso, estava com uma cara de quem não podia acreditar no que fez. Mas eu logo vi que ele estava calçando sandálias e tenho certeza de que aprendeu na autoescola que esse tipo de sapato não pode ser usado para dirigir”, comentou.
A vítima foi socorrida e amparada e o idoso foi preso assim que a polícia chegou, com suspeita de negligência na condução do carro. Ele disse que de fato provocou o acidente e acabou atropelando as vítimas e os detalhes estão sendo apurados pela polícia.
O acidente aconteceu ontem (29), por volta das 11h da manhã.
Leia também: O jovem universitário que foi preso por levar itens de quartos de hotéis em Tóquio para a casa
Acidentes provocados por idosos
Os acidentes de trânsito provocados por idosos já se tornaram numerosos e preocupantes no Japão. Em parte por causa do envelhecimento populacional e o fato de que a parcela da população com mais de 65 anos engloba quase 30% do total de habitantes.
De acordo com os dados da Agência Nacional de Polícia do Japão (NPO, em inglês), os acidentes provocados por motoristas idosos estão em uma crescente nos últimos três anos. Em 2020, foram 25.642 casos e em 2021, 27.598 registros. No ano passado, o número de ocorrências subiu para 30.170.
Há todos os tipos de casos, como distração ao volante e até mesmo casos de motoristas com sintomas iniciais de demência que seguem dirigindo, provocam atropelamentos em massa ou invadem prédios com o carro por confundir o acelerador com o freio.
A polícia tem incentivado a devolução da carteira de motorista e se tornado mais rigorosa com a renovação do documento de pessoas em idade avançada, mas mesmo assim ainda é um desafio prevenir os acidentes.