Yokosuka – Uma prefeitura no Japão foi surpreendida por um visitante inesperado e misterioso.
Na segunda-feira (17), um idoso que aparentava ter entre 70 e 80 anos de idade, apareceu de repente na secretaria da Prefeitura de Yokosuka, na província de Kanagawa.
Ele tinha uma mala em mãos e não se identificou. Segundo informações divulgadas em uma reportagem da emissora NHK, o homem pediu que a mala fosse entregue nas mãos do prefeito e avisou que havia uma carta dentro com algumas explicações.
Depois de dar as instruções, simplesmente foi embora. Quando os funcionários abriram a mala, se depararam com vários bolos de dinheiro. A mala continha ¥60 milhões em notas.
A carta destinada ao prefeito dizia que o homem juntou todo aquele dinheiro desde que estava no 1° ano do ensino primário e que queria que a prefeitura utilizasse os recursos em algo que fosse útil.
Reação da prefeitura
Depois que a mala foi deixada na recepção, os funcionários tentaram ir atrás do idoso, mas não conseguiram localizá-lo. O funcionário que o atendeu na secretaria disse que ele não quis informar o nome e não deixou um número de telefone para contato ou o endereço.
A prefeitura decidiu que irá registrar o dinheiro como doação e o prefeito da cidade, Katsuaki Kamiji, comentou o ocorrido com muita surpresa e gratidão.
“Estamos passando por um momento muito difícil e é uma grande surpresa e emoção receber um ato grandioso de gentileza como este. Fiquei sem palavras e só posso agradecer. Irei pensar com muito carinho sobre onde devemos utilizar este dinheiro”, comentou.
Leia também: Província japonesa pede para a população local utilizar duas máscaras ao mesmo tempo.
Economias de idosos
Há idosos no Japão que costumam guardar as economias durante anos e preferem ter o dinheiro acumulado dentro de casa, em vez de guardar no banco.
Seja com a intenção de ter uma reserva para a terceira idade ou de investir em uma situação emergencial de saúde, o fato é que muitas vezes o idoso morre antes de gastar o dinheiro que guardou.
As notas fica escondido dentro da casa e sem que os familiares tenham conhecimento.
Todos os anos, os jornais japoneses relatam casos de grandes quantidades de dinheiro encontrado em depósitos de lixo de províncias variadas.
Os funcionários que tratam dos resíduos eventualmente se deparam com bolos de dinheiro que, por algum motivo, foram parar na reciclagem. Nestes casos, a lei manda entregar o dinheiro para a polícia, que deve investigar a origem.
Em 2017, um caso em especial trouxe uma luz para este tipo de situação. A polícia da cidade de Numata, na província de Gunma, resolveu o mistério dos ¥42 milhões que foram encontrados no lixão.
A investigação conseguiu relacionar o dinheiro com a demolição de uma residência na região, depois que o idoso que morava na casa faleceu.
O dinheiro foi guardado por ele dentro de casa durante um bom tempo e sem que os familiares soubessem disto. Quando morreu e os filhos decidiram demolir a residência, a grana foi carregada pelo lixo junto com os restos da construção.
Na hora ninguém percebeu e o dinheiro só foi encontrado mais tarde, quando os materiais estavam sendo separados.
Talvez o idoso que decidiu deixar suas economias na prefeitura de Yokosuka tenha resolvido dar um destino mais nobre ao dinheiro que juntou durante toda a vida e acabou não gastando.
A verdade, no entanto, talvez nunca seja esclarecida. Como ele não quis ser identificado e não deixou um contato, a prefeitura dificilmente irá correr atrás para saber mais sobre a decisão ou mesmo para agradecer novamente.
Resta saber como o prefeito irá utilizar o dinheiro em benefício dos moradores da cidade.